Após reportagem do portal Bahia Econômica indicando que a TAP Air Portugal está privilegiando as rotas que saem de Fortaleza e Recife com destino à Europa com melhores equipamentos do que os destinados à Salvador, a empresa passou a oferecer a operação com os moderníssimos A330 neo, mas com escala em Recife no Aeroporto de Guararapes. Os voos saindo de Salvador direto à Lisboa continuam sendo operados pelo Airbus A330-200, um modelo, da empresa Wamos Air, que é menor que possui uma configuração diferente, como apenas três poltronas de cada lado.
O portal consultou os dados fornecidos pela Anac – Agência Nacional de Aviação Civil para ver o número de passageiros de cada rota. Segundo a Anac, a rota Recife/Lisboa é a que apresentou maior número da passageiros no 1º quadrimestre do ano, com cerca de 59 mil, ou 33% do total transportados na região Nordeste.
Mas a rota Salvador/Lisboa vem logo a seguir com 49 mil passageiros, o que representa 28% do total. A rota Fortaleza/Lisboa representa apenas 27%, mas os voos diretos usam o novo equipamento.
A Tap Air Portugal anunciou que fez acordo com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) e terá mais voos diários para Lisboa, partindo de Salvador a partir de outubro deste ano. Mas não foi definido se esses voos continuarão sendo operado com os mesmos aviões.