Um grupo de parlamentares dos Estados Unidos desembarcaram neste domingo (14) no território de Taiwan. A delegação permanecerá na ilha por dois dias e se encontrará com o presidente Tsai Ing-wen. A visita ocorre em meio a um momento de tensão com a China, que realizou exercícios militares ao redor de Taiwan como forma de expressar insatisfação com a ida da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, à ilha.
O grupo é formado por cinco congressistas e estão sob a liderança do senador democrata Ed Markey, de Massachusetts.
A pauta do encontro será debater as relações entre EUA e Taiwan, investimentos, segurança, questões comerciais, entre outros temas. A reunião ocorrerá nesta segunda-feira (15).
– Especialmente em um momento em que a China está aumentando as tensões no Estreito de Taiwan e na região com exercícios militares, Markey liderando uma delegação para visitar Taiwan mais uma vez demonstra o firme apoio do Congresso dos Estados Unidos a Taiwan – disse o gabinete presidencial de Taiwan, por meio de comunicado.
A ida dos parlamentares acirra as tensões com a China, pois o gigante asiático considera a ilha como parte de seu território, e repudia qualquer reconhecimento de independência a Taiwan.