domingo 28 de abril de 2024
Home / DESTAQUE / SUS pode ter prazo para confirmar exames e consultas

SUS pode ter prazo para confirmar exames e consultas

sexta-feira 24 de agosto de 2018 às 05:16h

O Sistema Único de Saúde (SUS) terá de responder em cinco dias quando será a consulta marcada por um paciente.

Além disso, fica obrigado a divulgar a lista de espera pelos procedimentos. É o que estabelece projeto de lei já aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e atualmente em análise na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

História do SUS

Criado há exatos 30 anos, em 22 de setembro de 1988, o SUS é considerado um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, segundo informações do Conselho Nacional de Saúde, é descrito pelo Ministério da Saúde na cartilha Entendendo o SUS como “um sistema ímpar no mundo, que garante acesso integral, universal e igualitário à população brasileira, do simples atendimento ambulatorial aos transplantes de órgãos”.

Foi instituído pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196, como forma de efetivar o mandamento constitucional do direito à saúde como um “direito de todos” e “dever do Estado” e está regulado pela Lei nº. 8.080/1990, a qual operacionaliza o atendimento público da saúde.

Com o advento do SUS, toda a população brasileira passou a ter direito à saúde universal e gratuita, financiada com recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, conforme rege o artigo 195 da Constituição.

Fazem parte do Sistema Único de Saúde, os centros e postos de saúde, os hospitais públicos – incluindo os universitários, os laboratórios e hemocentros (bancos de sangue), os serviços de Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, além de fundações e institutos de pesquisa acadêmica e científica, como a FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz – e o Instituto Vital Brazil.

Veja também

Fim da desoneração da folha dará R$ 11,8 bilhões ao governo, mas aumenta crise com Congresso

O governo federal recorreu ao tapetão para acabar com a desoneração da folha de pagamentos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas