A expertise do Estado da Bahia em tecnologias de gestão está permitindo à Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI) iniciar um novo ciclo na busca pelo alcance dos seus objetivos estratégicos. Um marco desta mudança ocorreu na manhã desta quinta (22), com a realização no auditório […]
A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI) recebe a formalização de entrega do Relatório de Planejamento Estratégico Organizacional (PEO) para os próximos 5 anos de gestão, esta iniciativa se deve graças a expertise do Estado em tecnologias de gestão realizada pela da Secretaria de Administração do Estado da Bahia, através da Diretoria de Soluções em Gestão.
A partir desta entrega, a SEI dá início a um novo ciclo de gestão organizacional pautados em objetivos estratégicos para fortalecer a gestão governamental e também à sociedade com informações oficiais com ainda mais qualidade e confiança.
Este marco ocorreu nesta manhã de quinta-feira (22 dez 2022) com a entrega dos produtos resultantes da consultoria em Planejamento Estratégico Organizacional e Gerenciamento de Projetos (GP) prestada à SEI.
“Esta entrega não poderia ser mais emblemática dada a importância estratégica desta casa: a capacidade de gerar informação está no DNA do SEI, e a informação é a base do conhecimento, hoje o maior ativo da sociedade”, explanou no evento o diretor de Soluções em Gestão da Saeb Milton de Sousa Coelho Filho, representando o secretário da Administração Edelvino Góes. Milton elogiou também o alinhamento promovido pela alta direção da SEI entre o novo regimento do órgão e o seu planejamento estratégico, além do potencial de realização da equipe da unidade. “Muitas vezes, a organização tem objetivos ambiciosos, mas não tem os meios, os recursos e a inteligência para colocá-los em prática e tudo isso vocês têm”, sentenciou.
Na sequência, o diretor geral do SEI José Acácio Ferreira, reconheceu a importância do trabalho desenvolvido pelos consultores do Estado, lembrando inclusive os altos valores cobrados por entidades externas para a realização de trabalhos do gênero em outras esferas do poder público. E aproveitou para apresentar algumas ações imediatas que sua equipe já começou a colocar em prática a partir do trabalho de consultoria, como a elaboração de um Planejamento Comunicação Emergencial. “Precisamos fazer com que as informações sobre os nossos objetivos e projetos cheguem a todos os servidores, para que este planejamento rode da melhor maneira possível”, conclamou o diretor.
Disseminação
Deflagrada em novembro de 2019, a parceria da Saeb com a SEI foi focada inicialmente na elaboração do Planejamento Estratégico Organizacional. No total, foram 13 meses de oficinas de trabalho com participação ativa da equipe SEI. “Quando a pandemia começou, nós não podíamos parar, então houve todo um processo de adaptação às ferramentas virtuais”, relembrou Pedro Emanuel Teixeira Rocha, da Saeb, que atuou na coordenação da consultoria em Planejamento Estratégico. Já a disseminação da Metodologia de Gerenciamento de Projetos foi realizada por meio de dez oficinas de quatro horas cada, incluindo compartilhamento de conceitos e metodologias.
Na condução do trabalho, destaque ainda para a participação da coordenadora de Disseminação de Soluções em Gestão da Saeb, Daniela Svec, da gestora da Rede de Consultores Internos (RCI), Wliana Cruz, de Carlos Loureiro e das consultoras Clarissa Campos Meira, Verônica Pelosi e Marcelo Neves, integrantes da Rede. Já entre os integrantes da equipe SEI, vale ressaltar a atuação do Grupo de Desenvolvimento Organizacional (GDO), formado pelos servidores Antoniel Barros, Silvania Ferreira, Adriano Mascarenhas e André Vianna.