O vereador Luiz Carlos Suíca é um dos integrantes que faz parte do Núcleo Popular no PT da Bahia. Fruto de um intenso debate que se iniciou ainda no Processo de Eleição Direta do PT (PED), o coletivo pretende tratar de bandeiras como a organização do partido, conjuntura política, institucionalidade dos governos e mandatos, políticas ligadas a movimentos sociais e sindicais, LGBTQI+, mulheres, juventude, inclusão social, entre outros.
Segundo o vereador, o Núcleo Popular surge “com o reflexo de todo o acúmulo desta militância [do partido] aguerrida a qual queremos ampliar e compartilhar no dia a dia do PT”. Ele completa que “é preciso defender os direitos, lutar contra o extermínio do povo negro, contra a exploração da classe trabalhadora, contra o machismo, LGBTQI+Fobia e a intolerância religiosa impregnados na sociedade”.
Entre as lideranças que fazem parte do núcleo estão: a coordenadora-geral do SindilimpBA, Ana Angélica Rabello, o secretário de Comunicação do PT da capital, Gilcimar Brito, além de Iana Fraga, que tomou posse neste final de semana no diretório estadual do PT, e Rafael Manga, ligado aos movimentos culturais.