Dois dos três principais candidatos à sucessão de Arthur Lira (PP) na presidência da Câmara vão aproveitar a semana de votações na Casa, entre 12 e 14 de agosto, para fazer movimentos em busca de alavancar suas candidaturas. Apontado como nome favorito de Lira na disputa, o deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil) pretende realizar nesta semana um ato para marcar sua posse como líder de um grande bloco parlamentar com 161 deputados.
A coluna de Gadelha aponta que o blocão deve reunir ao menos oito partidos, entre siglas da base aliada do governo Lula e da oposição. São elas: União Brasil, PP, PDT, Avante, Solidariedade, PRD e a federação PSDB-Cidadania. Já o deputado Antonio Brito (PSD-BA), considerado o candidato que mais agrada o Palácio do Planalto, planeja alavancar sua candidatura com um evento da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB). Na terça-feira (13), a entidade organizará um jantar em Brasília com a presença de diversas autoridades. Entre elas, o próprio Lira, o vice-presidente da República Geraldo Alckmin (PSB) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
O pessedista baiano, que é presidente da frente parlamentar das santas casas na Câmara, aposta no evento como uma demonstração de força para a disputa pela sucessão de Lira. Brito deverá discursar durante o jantar. Essa será a segunda “batalha” de eventos entre Brito e Elmar para tentar alavancar suas candidaturas. Em julho, os dois já tinham protagonizado uma “disputa” de jantares em Brasília, como a coluna noticiou à época. Lira tem prometido anunciar ainda em agosto quem apoiará na disputa pela sua sucessão, que só ocorrerá em fevereiro de 2025. Além de Brito e Elmar, o deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP) também é candidato, acrescenta o Metrópoles.