sábado 27 de abril de 2024
Foto: Reprodução/TV Globo
Home / JUSTIÇA / STJ adia julgamento que pode transformar advogados em ‘sheiks do petróleo’
quarta-feira 6 de setembro de 2023 às 06:49h

STJ adia julgamento que pode transformar advogados em ‘sheiks do petróleo’

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) adiou o julgamento, que ocorreria nesta quarta-feira (6), de um recurso no processo que tem feito a fortuna de escritórios de advocacia. Prefeituras estão dispensando os serviços das procuradorias municipais de Justiça e contratando diretamente bancas de advogados para contestarem a partilha bilionária de royalties de petróleo. Basta conseguir uma liminar e os advogados levam 20% do total de royalties pagos ao município. Uma fábula.

Para se ter uma ideia das cifras, Octavio Guedes, do portal g1 mostra: em agosto de 2022, as prefeituras de São Gonçalo, Magé e Guapimirim, todas no RJ, conseguiram uma decisão favorável na Justiça Federal de Brasília. Foi dada por um juiz substituto, que assumiu o caso em um dia e, no dia seguinte, deferiu a ação, apesar da imensa complexidade do processo. A decisão permitiu que os três municípios faturassem, juntos, mais de R$ 500 milhões de participações especiais dos royalties que iriam para Maricá, Niterói e para a capital do estado. Só de honorários, os escritórios receberam R$ 100 milhões.

A briga que tem feito advogados virarem “sheiks do petróleo” é liderada pela prefeitura de São Gonçalo que colocou divergências ideológicas acima da disputa. Comandando pelo prefeito bolsonarista Capitão Nelson, e liderada politicamente por Altineu Cortes, a prefeitura contratou o ex-ministro da Justiça no governo Dilma, o petista José Carlos Cardoso. A tropa de advogados que atuam no processo bilionário tem sobrenomes famosos de advogados parentes de ministros do STJ e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em meio à grande pressão dos figurões do mundo político e jurídico, o STJ decide se o slogan “o petróleo é nosso” ganha o complemento “mas 20% dos royalties são deles”.

Veja também

Bahia fabrica uma das maiores hélices de turbina eólica do mundo

Uma fábrica na Bahia produz as maiores hélices para turbinas eólicas do país, medindo 84 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas