sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Home / DESTAQUE / STF irá considerar mudanças no Orçamento Secreto feitas pelo Congresso
sábado 17 de dezembro de 2022 às 08:49h

STF irá considerar mudanças no Orçamento Secreto feitas pelo Congresso

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Ricardo Lewandowski disse que o Supremo irá considerar, no julgamento da legalidade do chamado Orçamento Secreto, a resolução que dá mais transparência à destinação de recursos das emendas aprovada nesta última sexta-feira (16) pelo Congresso.

Segundo o ministro, que vai dar seu o voto sobre o assunto na retomada do julgamento pelo STF na próxima segunda-feira, às 10h, muito do que foi proposto na resolução atende às “preocupações que foram ventiladas pelos ministros” durante a sessão do Supremo nesta quinta.

O Congresso aprovou dar mais transparência sobre o autor da emenda e o destino dos recursos, além de destinar 50% das verbas para projetos em saúde e educação e definir que os valores serão distribuídos proporcionalmente às bancadas dos partidos no Parlamento.

“Eu tive oportunidade de dizer, no apagar das luzes da sessão de ontem, que o ofício que o senhor presidente do Senado Federal, o senador Rodrigo Pacheco, enviou ao Supremo, ele inaugurou um salutar diálogo institucional. Com isso, paralisamos a nossa votação em homenagem ao Senado Federal, ao Congresso Nacional, e agora temos uma resolução, que estou tomando agora conhecimento do seu conteúdo, e que certamente nós levaremos essa resolução em consideração quando retomarmos o julgamento na segunda-feira que vem”, disse.

O magistrado afirmou que os ministros da Corte irão analisar a resolução na retomada do julgamento. Ainda faltam os votos de Lewandowski e Gilmar Mendes sobre o assunto. “Muito daquilo que estava proposto na resolução de certa maneira atendia às preocupações que foram ventiladas pelos ministros ao longo do julgamento. Nós, na segunda-feira, nos debruçaremos sobre essa resolução que agora foi aprovada, sempre nesse sentido de diálogo entre poderes”, disse.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!