sexta-feira 3 de maio de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / STF decide que Municípios podem proibir fogos de artifício que emitem barulho
quinta-feira 11 de maio de 2023 às 13:18h

STF decide que Municípios podem proibir fogos de artifício que emitem barulho

NOTÍCIAS


Em análise de repercussão geral do Tema 1056, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os Municípios têm legitimidade para aprovar leis que proíbam fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que emitem barulho. A decisão unânime ocorreu em julgamento virtual do Recurso Extraordinário (RE) 1210727.

A Prefeitura de Itapetininga, em São Paulo, sancionou a Lei 6.212/2017 proibindo, em toda zona urbana municipal, a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que produzam estampidos. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) validou a medida e o governo estadual recorreu da decisão ao STF.

Relator da ação, o ministro Luiz Fux destacou que a Corte tem legitimado a edição de leis municipais referentes a interesses locais, reconhecendo a competência legislativa concorrente para tratar de proteção à saúde e ao meio ambiente. Anteriormente, na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 567, o STF validou legislação semelhante da capital paulista que alegou os impactos negativos causados a pessoas autistas e a animais.

Vale destacar que a decisão é restrita aos artefatos que produzam efeitos ruidosos. Segue, no entendimento do Supremo, portanto, permitido espetáculos de pirotecnia silenciosos.

Veja também

Taxa de desemprego da zona do euro se mantém em 6,5% em março, como previsto

A taxa de desemprego da zona do euro ficou em 6,5% em março, repetindo o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas