A empresa tem avançado aos poucos os experimentos com a Starship. Até o momento, o terceiro voo, foi o mais bem-sucedido, já que a nave se separou do foguete e ficou perto de completar o retorno para a Terra, porém, algum tempo depois a empresa perdeu contato com o veículo.
“O quarto voo da Starship terá como objetivo nos aproximar do futuro rapidamente reutilizável no horizonte”, disse a SpaceX, em referência ao plano da empresa de reaproveitar a nave em outras missões.
De acordo com a empresa, os objetivos principais serão executar uma queima de pouso e um pouso suave no Golfo do México com o impulsionador Super Heavy, e conseguir uma entrada controlada da nave estelar.
A Starship será usada em voos de carga do programa Artemis, série de missões que a Nasa, a agência espacial americana, planeja para levar humanos de volta à Lua, a partir de 2026.
Como será voo?
Para quem deseja acompanhar o lançamento, calma porque será possível assistir independente de onde você estiver. Um webcast ao vivo do teste de voo começará cerca de 30 minutos antes da decolagem, que você pode assistir no X (antigo Twitter), da @SpaceX. A SpaceX planeja separar o foguete da nave – que também é chamada de cápsula-, isso tudo deve acontecer cerca de dois minutos após o lançamento da base.