sábado 21 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / SpaceX e Nasa lançam foguete com tripulantes em missão espacial de longa duração; entenda
segunda-feira 4 de março de 2024 às 11:23h

SpaceX e Nasa lançam foguete com tripulantes em missão espacial de longa duração; entenda

NOTÍCIAS


Três astronautas americanos e um cosmonauta russo decolaram na madrugada desta segunda-feira (4), da Flórida, no sudeste dos Estados Unidos, para a Estação Espacial Internacional (ISS), onde permanecerão por seis meses.

O foguete Falcon 9, é da empresa privada SpaceX e decolou do Centro Espacial Kennedy. O Falcon 9 decolou com três homens e uma mulher. Inicialmente, a missão Crew 8 deveria partir no último sábado (2), mas o lançamento foi adiado por um dia devido aos fortes ventos.

Em um vídeo divulgado no X (antigo Twitter), é possível ver o foguete decolando e iluminando o céu com um longo e brilhante clarão laranja. Minutos depois do lançamento, o foguete sobrevoava o oceano Atlântico a uma velocidade aproximada de 9.700 km por hora, segundo os comentaristas da televisão da agência espacial americana Nasa.

A cápsula conseguiu se colocar em órbita em nove minutos. A nave deve se acoplar à ISS para a transferência de outros quatro tripulantes e é chamada de “Endeavour”. Ao todo, ela já foi utilizada quatro vezes pela SpaceX, a empresa do magnata sul-africano Elon Musk, que também é dono da fabricante de carros elétricos Tesla, entre outras empresas.

A SpaceX fornece serviços de lançamentos espaciais à Nasa desde 2020, sob o programa comercial de tripulações da agência americana. Sua rival, Boeing, está perto de finalizar seu processo de certificação.

Os astronautas

O americano Matthew Dominick, que pela primeira vez viaja ao espaço, lidera a missão. Ele está sendo acompanhado por sua compatriota Jeanette Epps e o russo Alexander Grebenkin, também estreante em um voo espacial.

O médico americano Michael Barratt completa a equipe como o único do grupo a já ter visitado a ISS.

A Nasa e a agência espacial russa Roscosmos operam a ISS em conjunto. Atualmente, o segmento espacial é uma das poucas áreas em que a cooperação entre Washington e Moscou se manteve após a invasão da Ucrânia em 2022.

No momento, sete pessoas estão na ISS. Delas, devem voltar à Terra, após um período de troca com os membros da nova missão, uma americana, um dinamarquês, um japonês e um russo.

A missão Crew 8 propõe-se realizar mais de 200 experimentos científicos durante os seis meses que permanecerá no laboratório espacial.

A ISS tem pessoal de forma permanente há 23 anos. Mas o tempo desde sua construção já mostra seus inconvenientes. Recentemente, o diretor do programa da Estação na Nasa, Joel Montalbano, disse que acompanham atentamente um pequeno vazamento no setor russo da plataforma.

Veja também

Em discurso de despedida, Rodrigo Pacheco se pronuncia sobre ser ministro de Lula

Em seu último pronunciamento do ano —e talvez também no púlpito do Salão Azul como …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!