segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução/TV Brasil Gov/YouTube
Home / DESTAQUE / “Somos solidários à Rússia”, diz Bolsonaro a Putin
quarta-feira 16 de fevereiro de 2022 às 08:26h

“Somos solidários à Rússia”, diz Bolsonaro a Putin

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniu na manhã desta quarta-feira (16), por volta de 7h40 no horário de Brasília, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Moscou está seis horas à frente do horário oficial brasileira. A Putin, Bolsonaro disse que os dois países têm “muito a colaborar em várias áreas”.

“Estou muito feliz e honrado pelo seu convite. Somos solidários à Rússia. Muito a colaborar em várias áreas. Defesa, petróleo e gás, agricultura. As reuniões estão acontecendo. Tenho certeza que até mesmo essa passagem por aqui são o retrato para o mundo de que nós podemos crescer muito com as nossas relações bilaterais”, disse Bolsonaro ao lado do presidente russo.

Putin, por sua vez, disse que o Brasil é o principal parceiro comercial da Rússia na América Latina. “Espero que o nosso encontro seja produtivo”, afirmou o presidente russo.

O encontro faz parte da agenda oficial da viagem de Bolsonaro a Moscou. Mais cedo, Bolsonaro iniciou a programação depositando flores no Túmulo do Soldado Desconhecido.

Na reunião entre os dois presidentes, estavam presentes na sala também dois intérpretes. Depois, há previsão de uma declaração dos dois presidentes à imprensa.

Bolsonaro viajou para a Rússia em um momento em que o país europeu protagoniza uma crise diplomática internacional que tem mobilizado as principais potências do mundo.

Nas últimas semanas, Putin ordenou a movimentação de centenas de milhares de tropas em regiões de fronteira com a Ucrânia. O gesto foi visto pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, como uma tentativa russa de invadir o território ucraniano.

A viagem do presidente brasileiro já estava marcada antes da escalada da crise. Mas especialistas entendem que a ida de Bolsonaro à Rússia não foi oportuna, já que pode desagradar potências historicamente parceiras do Brasil, como os Estados Unidos e países da União Europeia.

O governo brasileiro tem repetido nos últimos dias que a questão da Ucrânia não é o tema da viagem e que o Brasil pretende discutir com a Rússia maneiras de estreitar laços comerciais.

Ainda nesta quarta, Bolsonaro tem encontro com empresários russos. O governo brasileiro vem ressaltando que o país tem interesse em parcerias com setores da economia russa, como o de energia e o de fertilizantes.

Cronograma

Veja a previsão para a viagem de Bolsonaro à Rússia:

15 de fevereiro

Chegada a Moscou

16 de fevereiro

Deposição de flores no túmulo do soldado desconhecido
Encontro com Putin, no Kremlin
Almoço com Putin, no Kremlin
Encontro com o presidente da Duma de Estado
Encontro com empresários

17 de fevereiro

Partida para a Hungria

Veja também

CNJ afasta juiz suspeito de comprar fazenda de R$ 30 milhões com propina

O ministro Mauro Campbell Marques, corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que fiscaliza o Poder Judiciário, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!