sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Soldados russos deixam segunda maior cidade da Ucrânia, diz prefeito
sábado 14 de maio de 2022 às 13:16h

Soldados russos deixam segunda maior cidade da Ucrânia, diz prefeito

MUNDO, NOTÍCIAS


Soldados russos deixaram regiões ao norte de Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia , nesta sexta-feira após contra-ataques ucranianos, afirma uma atualização das Forças Armadas do país. Ao canal BBC, o prefeito Ihor Terekhov disse que as tropas bateram em retirada em direção às fronteiras russas, localizadas a 25 quilômetros da área, e que as pessoas estão “gradualmente voltando para a cidade”.

“Os russos bombardeavam constantemente Kharkiv porque ficavam muito perto da cidade. E graças aos esforços da defesa territorial de Kharkiv e das Forças Armadas ucranianas, os russos se retiraram para longe da área da cidade em direção à fronteira russa. Agora está calmo em Kharkiv e as pessoas estão voltando gradualmente para a cidade”, disse o Terekhov.

Continua após a publicidade

Ele afirma que as tropas russas conseguiram entrar apenas em uma pequena parte da cidade. No entanto, os ataques aéreos destruíram uma série de prédios, inclusive residenciais. O prefeito disse ainda que nos últimos cinco dias já não houve mais bombardeios à cidade. Segundo Terekhov, houve apenas uma tentativa de atingir o aeroporto de Kharkiv com um míssil, que foi eliminado pela defesa aérea ucraniana.

Nos estágios iniciais do conflito, a Rússia conduziu um cerco a Kharkiv, sem, no entanto, jamais conseguir conquistar a cidade. Nesta semana, forças da Ucrânia já haviam conduzido contra-ataques e recuperado cidades e vilarejos nos arredores de Kharkiv.

A retirada das tropas russas é mais um avanço do país contra a invasão russa. Para o chefe da inteligência militar ucraniana, Kyrylo Budanov, a guerra atingirá um “ponto de inflexão” em agosto e a Rússia será derrotada “antes do fim do ano”.

“O ponto de inflexão acontecerá na segunda quinzena de agosto. A maioria das operações militares acabará até o fim do ano”, disse Budanov em entrevista ao canal britânico Sky News.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!