sábado 27 de abril de 2024
Governador Jerônimo Rodrigues ao lado do sogro, João Fonseca Velloso, e da esposa, em evento — Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Sogro do governador Jerônimo Rodrigues é exonerado de cargo no TCM da Bahia
quinta-feira 14 de março de 2024 às 19:04h

Sogro do governador Jerônimo Rodrigues é exonerado de cargo no TCM da Bahia

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Nesta quarta (13), o sogro do governador Jerônimo Rodrigues (PT), João Fonseca Velloso, de 86 anos, foi exonerado do cargo de assessor da presidência do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), conforme reportagem de  Lucas Altino, do O Globo.

. Ele estava no posto desde abril do ano passado e a exoneração aconteceu “a pedido”, conforme consta no Diário Oficial do tribunal.

Lotado na categoria DAS-4, Velloso recebia uma remuneração bruta de R$ 20,9 mil. Segundo o TCM, ele havia sido escolhido por razões profissionais e por ser ex-colega do presidente tribunal, Francisco de Souza Andrade Netto. Ambos são ex-delegados da Polícia Civil. Como o TCM é um órgão autônomo, a situação não configurava nepotismo.

Publicação da exoneração do sogro do governador Jeronimo Rodrigues — Foto: Reprodução
Publicação da exoneração do sogro do governador Jeronimo Rodrigues — Foto: Reprodução
João Velloso é pai de Tatiana Velloso, esposa de Jerônimo Rodrigues. Os dois se conheceram na cidade de Cruz das Almas, no Recôncavo Sul da Bahia. No campus da Universidade Federal da Bahia no município eles cursaram engenharia agrônoma.

O governador e a assembleia legislativa têm a prerrogativa de nomear conselheiros do TCM. No ano passado, por exemplo, causou polêmica a nomeação de Aline Peixoto, enfermeira e mulher do ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT). Já os cargos comissionados são escolhidos de forma independente, sem passar pelo crivo do governo.

Mesmo sem configurar nepotismo, a nomeação chama atenção pela ausência de ligação entre a carreira de Velloso e a natureza do cargo.

Segundo o TCM, o presidente, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, que foi delegado de polícia e secretário de Segurança Pública da Bahia, “sempre fez questão de contar, na sua equipe de apoio no TCM, com ex-colegas delegados de polícia”.

Além de Velloso, aposentado desde 2012 de acordo com a Polícia Civil da Bahia, outro delegado aposentado, José Francisco de Carvalho Neto, que também já foi secretário de Planejamento da Bahia, ocupa um cargo no tribunal: superintendente de Planejamento e Gestão.

Veja também

África do Sul: 30 anos de democracia sob signo da divisão

Três décadas após o fim do apartheid, país tem uma sociedade democrática, mas profundamente dividida. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas