terça-feira 30 de abril de 2024
Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão em dezembro de 2022 — Foto: Elaine Menke/Câmara dos Deputados
Home / DESTAQUE / Sob risco de derrotas, governo Lula consegue adiar sessão de vetos
quarta-feira 17 de abril de 2024 às 11:37h

Sob risco de derrotas, governo Lula consegue adiar sessão de vetos

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Sob o risco de o atrito palaciano levado a público por Arthur Lira ter impacto negativo sobre o resultado da sessão do Congresso anunciada por Rodrigo Pacheco, o governo Lula conseguiu adiar segundo Nicholas Shores, da Veja, a votação de vetos que seria nesta quinta-feira para 24 de abril.

Entre os vetos mais sensíveis para o Palácio do Planalto estão aqueles aos projetos da LDO e do Orçamento de 2024, incluindo, principalmente, a canetada de Lula que barrou 5,6 bilhões de reais em emendas parlamentares.

Em outras áreas, há também os vetos parciais aos projetos da “saidinha” de detentos, da regulamentação das apostas esportivas e da flexibilização da rotulagem de agrotóxicos.

O clima para o governo Lula na Câmara já foi melhor – para dizer o mínimo. Depois de o presidente da Casa chamar Alexandre Padilha de “desafeto pessoal” e “incompetente”, Lula afirmou esta semana, sem citar Lira, que, “só de teimosia”, manteria o ministro das Relações Institucionais por “muito tempo” no cargo.

O temor, portanto, é que Arthur Lira instrumentalize a sessão de vetos para retaliar o Planalto, articulando a derrubada de decisões consideradas cruciais pelo governo Lula, especialmente pelo Ministério da Fazenda.

Veja também

Ibovespa encerra na máxima do dia, em alta de 0,65%, a 127,3 mil pontos

O Ibovespa retomou a linha dos 127 mil pontos no início da tarde e a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas