sábado 18 de maio de 2024
Embasa - Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Sistemas de água e esgoto da Bahia estão sendo preparados para receber energia renovável
segunda-feira 16 de outubro de 2023 às 21:13h

Sistemas de água e esgoto da Bahia estão sendo preparados para receber energia renovável

NOTÍCIAS


Mais de 800 sistemas públicos de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário operados pela  Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) estão passando por adequação de suas instalações eletromecânicas para começar a receber energia renovável. A Embasa assinou, em agosto deste ano, contrato com líder mundial fornecedor de energia limpa para entregar 350 gigawatts/hora por ano a partir de julho de 2024 até 2043.

“A meta da Embasa é, a partir de 2026, operar todos seus sistemas que recebem em alta tensão com energia eólica e solar e vamos começar a fazer essa mudança de matriz energética a partir de julho do ano que vem. Essa mudança é uma virada de chave na eficiência operacional e ambiental nos nossos processos produtivos e está alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7 da ONU”, explica o presidente da Embasa, Leonardo Góes.

A cadeia produtiva da Embasa alimentada por energia renovável vai deixar de emitir 17,9 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera, por ano, e vai promover uma economia anual com custo de energia elétrica de R$ 103 milhões.

De acordo com o gerente de manutenção regional, Flávio Paiva, os serviços de adaptação das unidades operacionais dos sistemas atendem as exigências da Câmera de Comercialização de Energia Elétrica. “Estamos executando melhorias construtivas e, principalmente, renovando as instalações elétricas e de sinalização de segurança”, explica Flávio.

O contrato a ser assinado prevê o fornecimento de 350 gigawatts/hora por ano de forma incentivada, com desconto de 50% na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição, e integra o Programa de Energias Renováveis da Embasa. Os sistemas de água e esgoto que vão ser alimentados por energia 100% renovável e certificada, em alta tensão, estão espalhados por 350 municípios da área de atuação da empresa e atendem cerca de 10 milhões de pessoas.

Entenda o ODS 7

A Organização das Nações Unidas (ONU) tem uma lista de 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) que possuem metas de realização até 2030, compondo uma agenda de compromissos. O ODS 7 defende o uso da energia limpa e acessível: “Todos devem ter acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia”, e a Agenda 2030 declara que atender as necessidades da economia, conservando o meio ambiente é o grande desafio para o desenvolvimento sustentável. O ODS 7 recomenda o estabelecimento de metas de transição para a matriz energética limpa, visando a prevalência do uso de energia renovável em relação a fontes não renováveis e poluidoras.

Veja também

Com usinas solares e eólicas, Brasil ganhou até maio 4.284 MW em geração de energia

A capacidade de geração de energia elétrica do Brasil cresceu 4.284 megawatts (MW) no acumulado …

um comentário

  1. Parabéns à Embasa pelo importante investimento em energia renovável, que gera economia nos custos de produção e contribui para o desenvolvimento sustentável.

    Em um país como o Brasil, onde é grande a dependência de energia elétrica, respondendo as usinas hidrelétricas pela quase totalidade (mais de 90%) da energia consumida no país, é cada vez mais necessário investir em fontes alternativas de energia, sobretudo as sustentáveis como a energia solar fotovoltaica (limpa, renovável e abundante a partir do sol) e a energia eólica (proveniente da força dos ventos).

    Tais fontes de energia renováveis têm baixo impacto ambiental, estão amplamente disponíveis e seu uso diminui significativamente o custo de produção de uma empresa, refletindo favoravelmente na receita mensal.

    Embora seja a água também um recurso natural renovável, as hidrelétricas causam grandes impactos ambientais e sociais devido às barragens.

    É necessário investir cada vez mais na exploração de energia sustentável.

    Com o aumento cada vez maior do consumo de energia elétrica no mundo, não se sabe até quando haverá água suficiente no planeta para gerar energia sem comprometer o fornecimento de água para consumo humano

    Parabéns – repita-se – à Embasa pela efetivação desse louvável projeto que guarda em seu bojo uma visão de futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas