Os colaboradores da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) conhecerão, na tarde desta terça-feira (7), as funcionalidades do sistema Nopaper, uma nova plataforma adquirida pela Superintendência de Administração e Finanças (SAF), com o aval da Presidência da Casa, chefiada pelo presidente Adolfo Menezes (PSD). A ferramenta vai integrar antigos sistemas e será responsável pela abertura e tramitação de processos digitais nas áreas administrativa e legislativa. As informações são do portal ALBA.
A apresentação da nova plataforma acontecerá no Auditório Jornalista Jorge Calmon, às 15h30. De acordo com o superintendente da SAF, Robson Coutinho, a ferramenta representará maior eficiência nos procedimentos administrativos e legislativos. “É uma iniciativa que nos trará aumento de produtividade, pois o Nopaper reúne alguns sistemas que eram utilizados individualmente pelos servidores. Agora, em vez de dar manutenção em várias ferramentas, teremos uma equipe dedicada somente a uma delas, que engloba as principais utilizadas até aqui”, apontou.
O presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezes, destacou a economia que a Casa terá com a implantação do sistema Nopaper. “Esta é uma ferramenta que vai ao encontro do nosso programa de redução do uso de papel nas rotinas administrativa e legislativa. Com essa inovação, todos os documentos gerados na ALBA serão através do Nopaper de forma completamente digital”, assinalou.
Dentre as funcionalidades presentes no Nopaper, está a possibilidade de o servidor assinar eletronicamente eventuais documentos que precisem desse procedimento, uma vez que a ferramenta de certificação digital, implementado pela ALBA, está disponível para utilização na plataforma. Armazenada em nuvem, a tecnologia pode ser acessada de qualquer lugar, com qualquer dispositivo. Devido a maior consistência dos dados, o sistema permitirá a geração e emissão de vários tipos de relatórios.
Para melhorar a dinâmica de trabalho da Casa, o Nopaper reunirá, em uma só plataforma, as funções antes desempenhadas por sistemas como Proclegis, Paperless, dentre outros serviços auxiliares, e estará disponível para utilização, no âmbito do debate legislativo, em ambientes como comissões, painel eletrônico e dispositivos que se encontram nas bancadas do Plenário Orlando Spínola.
O servidor poderá acessar o sistema através do Portal da ALBA ou pelo Albanet. Para entrar, será necessário informar o número do cadastro do servidor e a senha que já é utilizada para logar nos computadores da Casa.
Treinamento
A Diretoria de Tecnologia da Informação liberou um ambiente virtual para que o servidor possa treinar o uso da plataforma. No espaço, estão disponíveis um manual e vídeos que explicam como navegar pela ferramenta. Para entrar no espaço de demonstração, será exigido o login com o cadastro e senha utilizados para acesso aos computadores da Casa.
O ambiente de treinamento online pode ser acessado através do link: https://bit.ly/treinamento-nopaper (copie o link e pesquise no Gloogle)