sábado 21 de maio de 2022
Home / NOTÍCIAS / Simone Tebet discute com Temer rumos da campanha
quinta-feira 27 de janeiro de 2022 às 11:21h

Simone Tebet discute com Temer rumos da campanha

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Na corrida contra o tempo para se tornar mais conhecida nacionalmente, a pré-candidata do MDB à Presidência, senadora Simone Tebet (MS), tem encontro segundo reportagem do jornal Valor,  nesta quinta-feira (27) em São Paulo com o ex-presidente Michel Temer para tratar dos rumos da pré-campanha. Ela também cumprirá agendas com o prefeito Ricardo Nunes (MDB).

De olho na dissidência tucana, a emedebista tem o Rio Grande do Sul como uma das próximas escalas em seu roteiro de viagens, onde aliados articulam uma agenda com o governador Eduardo Leite (PSDB).

Após a adesão de quadros históricos do PSDB ao seu nome, como os senadores Tasso Jereissati (CE) e José Aníbal (SP) – dois ex-presidentes da sigla -, aliados da emedebista tentam atrair mais dissidentes da pré-candidatura do governador João Doria (PSDB), que derrotou Leite nas prévias tucanas em novembro.

O MDB é uma das maiores forças políticas no Rio Grande do Sul, e um dos principais aliados de Leite no governo. O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, é do MDB. Melo sucedeu a Nelson Marchezan Júnior, do PSDB, que não conseguiu se reeleger. Marchezan ficou em terceiro lugar, fora do segundo turno em 2020.

Outra liderança gaúcha do MDB, com expressão nacional, é o presidente da Fundação Ulysses Guimarães (FUG) e ex-presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, deputado Alceu Moreira. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, também é do MDB.

A agenda entre Tebet e Leite não tem data confirmada, mas está sendo articulada nos bastidores entre atores das duas siglas. Num momento de revoada no ninho, em que tucanos dividem-se em conversas com Tebet, e até com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso reafirmou na terça-feira seu apoio a João Doria nas redes sociais.

Na segunda-feira, o Valor trouxe entrevista em que Tasso apontava Tebet como a representante da terceira via com maior potencial de crescimento nas pesquisas. Ele também revelou que se reuniu com Temer e José Aníbal para discutir a vantagem técnica de Tebet entre os postulantes do bloco de centro-direita.

Temer foi provocado pela dupla de ex-dirigentes do PSDB a intensificar as conversas para ampliar o apoio à emedebista. O presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), é o coordenador nacional da campanha de Tebet, mas Temer, até então, vinha mantendo uma postura reservada.

Em dezembro, Temer não compareceu presencialmente ao lançamento da pré-campanha de Tebet em Brasília. Ele optou por enviar uma declaração de apoio à senadora por vídeo, exibido em telão no evento.

Três meses antes, declarações de Temer causaram mal estar no partido pelo tom de ceticismo sobre as chances da terceira via romper a polarização entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro. Ele ainda levantou dúvidas sobre a postulação de Tebet. “Hoje, tem uma bela pré-candidata, a Simone Tebet, mas não sei se o partido vai com essa posição até o final”, afirmou ao “Correio Braziliense” em setembro.

Além da reunião com Temer e Baleia Rossi, para discutir a estratégia da pré-campanha, Tebet vai cumprir uma série de agendas em São Paulo. Amanhã ela participa do evento com lideranças femininas organizado pela secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy.

No sábado, Tebet acompanha o prefeito Ricardo Nunes em uma visita à comunidade de Paraisópolis, na periferia da capital. A emedebista também cumprirá uma agenda no interior: ela vai a Itapetininga, cidade polo com 180 mil habitantes, onde a prefeita Simone Marquetto, do MDB, foi reeleita no primeiro turno em 2020.

 

Veja também

Obras Sociais Irmã Dulce e Neoenergia Coelba firmam parceria

A Neoenergia Coelba e as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) firmaram um acordo que permite …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!