Presidente da Comissão de Cultura da Câmara, o vereador Sílvio Humberto (PSB) conseguiu a aprovação do seu Projeto de Indicação nº 151/20, incluindo os profissionais de cultura no Programa Salvador por Todos. A matéria foi apreciada na sessão ordinária semipresencial realizada na quarta-feira (22).
Na proposição que segue para o Executivo municipal, o parlamentar apontou as seguintes categorias da área cultural: técnicos em espetáculos de diversões, músicos, compositores, cantores, dançarinos, iluminadores de shows e espetáculos, atores, operadores de som e imagens, roadies, transformistas, artistas de rua e artesãos.
“Salvador é uma cidade onde a cultura pulsa, sobretudo a cultura negra. Os trabalhadores e trabalhadoras são os agentes que fazem essa cena acontecer. Uma cidade que possui o título de Cidade da Música tem a obrigação que amparar aqueles que lhe conferem o título. A aprovação desse projeto na Câmara é o fruto da luta, escuta e mobilização desses agentes culturais”, afirmou o vereador.
Esforço conjunto
Sílvio Humberto espera que a prefeitura amplie e atenda esse apelo para a sobrevivência destes profissionais. “Ainda assim, essa ação é o mínimo que nós podemos fazer dentro do esforço conjunto. Entendo ainda que é um cobertor curto que precisa ser colocado para a classe que trabalha com a cultura na Bahia, sobretudo os mais necessitados, que estão na base da pirâmide”, acrescentou.
Na justificativa da indicação, ele ressaltou que, por conta da Covid-19 e das medidas de isolamento social, diversas categorias profissionais sofreram com a ausência de trabalho e renda, sobretudo os profissionais da cultura.
O Programa Salvador por Todos, lançado pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), destina o valor de R$ 270 para informais cadastrados na prefeitura.