terça-feira 16 de julho de 2024
Foto: Divulgação
Home / NEGÓCIOS / Sigma Lithium inicia negociações com a chinesa BYD
terça-feira 16 de janeiro de 2024 às 16:57h

Sigma Lithium inicia negociações com a chinesa BYD

NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


Citando o Financial Times, a Reuters divulgou que a fabricante chinesa de carros elétricos BYD está mantendo negociações com a Sigma Lithium sobre um possível acordo de fornecimento, joint venture ou aquisição. Informa-se que a BYD manteve um encontro com a presidente-executiva da Sigma, Ana Cabral Gardner, em São Paulo, em dezembro passado, o que foi confirmado pelo presidente da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, sem fornecer mais detalhes.

Em janeiro de 2024, a Sigma iniciou o processo para listagem primária da Sigma Brazil, proprietária dos direitos minerários de minério de lítio que a empresa possui no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, nas bolsas Nasdaq e de Cingapura, como um passo para a venda da empresa a grupos interessados. A Sigma está em negociações com as empresas CATL (maior fabricante de baterias de lítio da China), Volkswagen e agora a BYD. As negociações com a BYD envolvem tanto o fornecimento de concentrado de lítio grau bateria, para uma fábrica que a empresa chinesa pretende instalar no Brasil, com apoio financeiro da Berkshire Hathaway, do bilionário Warren Buffet – que disse estar disposto a investir até R$ 3 bilhões – quanto uma possível associação ou aquisição.

Desde dezembro, os acionistas da Sigma Lithium estão trabalhando num possível acordo de venda, que esperam concluir até fevereiro. Segundo matéria publicada na Exame, a estratégia de listagem da Sigma Brazil acoplada ao processo de venda poderá facilitar a venda a grupos chineses, já que uma lei do Canadá, onde a Sigma Lithium foi primariamente criada e listada, prevê que o governo canadense deve aprovar qualquer mudança de controle de empresas que produzem minerais que são considerados críticos para o Canadá.

No caso de uma aquisição, todos os acionistas detentores de papéis tanto da Sigma Lithium quanto da Sigma Brazil, não poderão participar.

Veja também

Após atentado patrimônio de Donald Trump cresce 22% e vai a R$ 6,5 bilhões

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, viu seu patrimônio crescer significativamente na segunda-feira, 15, dias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!