sábado 11 de maio de 2024
Os trabalhos, conduzidos pelo deputado Eduardo Salles (PP), foram marcados pela emoção Foto: Carlos Amilton/Agência ALBA
Home / NOTÍCIAS / Sessão especial celebra na AL-BA os 30 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural
sexta-feira 29 de setembro de 2023 às 06:57h

Sessão especial celebra na AL-BA os 30 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Uma sessão especial no Plenário Orlando Spínola da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), na tarde desta última quinta-feira (28), celebrou os 30 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-Bahia). Ligadoà Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), a entidade tem dado grande contribuição para o desenvolvimento da agropecuária, conforme destacou o proponente do evento, deputado Eduardo Salles (PP),Ao lado do plenário, no Saguão Nestor Duarte, os convidados eram recepcionados no local, que foi devidamente preparado para a efeméride, com exposição de produtos da agropecuária baiana, além de publicações sobre relatos de produções assistidas e de diversos cultivos, como mamão, coco, melado de cana-de-açúcar.

Um vídeo institucional foi exibido na solenidade, demonstrando a presença do Senar na Fazenda Monte Belo, referência na produção leiteira no município de São Domingos. Outros exemplos de orientação técnica como o do vídeo foram citados por Eduardo Salles, que declinou de um discurso lido, segundo ele, para favorecer a emoção ao tratar sobre um tema caro à sua trajetória, lembrando que, entre outras funções, já foi secretário estadual da Agricultura, de 2011 a 2014. “Vocês são orgulho baiano e nacional”, afirmou o progressista, ressaltando o trabalho dos técnicos e orientadores do Senar, “que capacitam os produtores para o uso da tecnologia para avançar com sustentabilidade”.

A superintendente do Senar, Carine Magalhães, agradeceu a “honrosa homenagem” da AL-BA e, em especial, ao proponente, definindo que a missão da entidade é transformar a vida de quem vive no campo e do campo. “Capacitamos produtores e trabalhadores rurais, com cursos de formação profissional rural, levamos assistência técnica e gerencial gratuita para milhares de propriedades, realizamos ações sociais no campo, atuando para melhorar a qualidade de vida de quem vive no meio rural, com ações nas áreas da educação, cidadania, saúde e bem-estar”.

Ela destacou que a Bahia possui a maior população rural do Brasil, com quase quatro milhões de pessoas vivendo longe das áreas urbanas, com realidades completamente diferentes. “Um dos desafios da entidade sempre foi atender esse público tão diverso”, disse, informando que o Senar conta, atualmente com mais de mil técnicos e Centros de Capacitação Regionais em Feira de Santana, Senhor do Bonfim, Gandu, Itamaraju e Luís Eduardo Magalhães; mais três centros em construção, em Miguel Calmon, Irecê e Itapetinga; além de um Centro de Excelência em Fruticultura no Vale do São Francisco.

Em diversos momentos, a superintendente e o proponente lembraram de nomes importantes para a constituição e fortalecimento do Senar na Bahia. Ambos ressaltaram, entre outros, o primeiro baiano na Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), João Martins, que já presidiu a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb); e o atual presidente da Faeb, Humberto Miranda, que não pode prestigiar a sessão por compromissos agendados na Região Oeste. Carine Magalhães citou (in memoriam) o engenheiro agrônomo e um dos fundadores do Senar, Fernando Albiani; e o acadêmico Geraldo Machado. O deputado Eduardo Salles emocionou o público ao homenagear o colaborador mais antigo do Senar, Antonio Carlos, presente à cerimônia.

Salles franqueou a palavra para que os componentes da mesa, entre eles os deputados Pablo Roberto (PSDB) e Antonio Henrique Jr. (PP), fizessem uma breve saudação ao 30º aniversário da instituição. Os oradores destacaram a referência na formação profissional rural e promoção social; a parceria com sindicatos de produtores rurais; a experiência educacional com a Faculdade CNA e cursos gratuitos à distância (EAD); e o impacto ao transformar a propriedade em um negócio rural, contribuindo para o desenvolvimento do setor na Bahia e no Brasil, levando tecnologia, capacitação, inovação e sustentabilidade.

Com assento na mesa, fizeram uso do microfone: o superintendente de Agricultura e Pecuária na Bahia (SFA-BA), Fábio Alexandre Rodrigues; superintendente do Sebrae, Jorge Khoury; diretor-geral da Agência estadual de Defesa Agropecuária (Adab), Paulo Sérgio Menezes Luz; vice-presidente administrativo e financeiro da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Guilherme Moura; superintendente da Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb), Ially Carmo; vice-prefeito do município de Barreiras, Emerson Cardoso; presidente do Sindicato Rural do município de Itaju do Colônia, Paula Carozo, representando os sindicatos.

Veja também

Jornais gaúchos se desdobram para manter operações

Habituados a cobrir tragédias, jornais do Rio Grande do Sul também se transformaram em notícia …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas