Um programa que oferece crédito para viajar pelo Brasil foi lançado nesta quarta-feira pelo Ministério do Turismo em parceira com a Caixa Econômica Federal. Servidores Públicos Federais poderão parcelar o pagamento de serviços e pacotes turísticos em até 96 vezes no crédito consignado. Já aposentados e pensionistas terão a chance de parcelar as viagens em até 84 vezes.
O programa + Crédito + Turismo também oferece facilidades para os clientes com cartão de crédito da Caixa Econômica Federal, com pacotes de viagens divididos em até 21 vezes sem juros para fazer turismo dentro do Brasil.
O vice-presidente de estratégias e pessoas da Caixa, André Nunes, ressaltou que um dos objetivos é estimular o microempresário do setor de turismo do país.
As empresas interessadas em participar do programa deverão ter o nome registrado no Cadastur, o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. Elas também devem procurar uma agência da Caixa Econômica para realizar o cadastro no banco e fazer a capacitação. Assim, as empresas poderão oferecer essa forma de pagamento facilitado e ainda vão receber uma remuneração de 2% do valor líquido do crédito consignado que o cliente pagar.
O ministro do Turismo, Gilson Machado, espera, com a ação, alavancar o setor após os anos de pandemia.
Segundo a Confederação Nacional de Comércio, Serviços e Turismos, entre fevereiro de 2020 e dezembro de 2021, o setor do turismo deixou de arrecadar mais de 473 bilhões de reais em receita. Para 2022, a Confederação espera um crescimento de apenas 1,7% em relação ao ano passado.