sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Paulo Mocofya/Agência AL-BA
Home / NOTÍCIAS / Servidores da AL-BA podem emitir certificado digital até segunda-feira
sábado 5 de setembro de 2020 às 10:55h

Servidores da AL-BA podem emitir certificado digital até segunda-feira

NOTÍCIAS


A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) prorrogou o prazo para emissão do certificado digital, ferramenta que vai permitir a assinatura eletrônica de documentos como ofícios, circulares, projetos de lei, dentre outros. Quem ainda não realizou o procedimento, deverá fazê-lo até o dia 7 exclusivamente pela internet.

A emissão é obrigatória para qualquer colaborador que tenha vínculo com a ALBA, seja servidor efetivo, temporário, fornecedor ou prestador de serviço. O servidor que não emitir seu certificado, ficará impedido de realizar trâmites de rotina envolvendo documentos no âmbito da ALBA.

Para emissão do certificado digital, o servidor deverá acessar a página https://certificador.alba.ba.gov.br:8443/login e entrar com o login e senha que já possui para acesso ao Albanet. O procedimento é rápido, fácil e seguro. Em alguns navegadores, aparecerá a mensagem de que o endereço não é seguro. Neste caso, o usuário deverá clicar na opção ‘Avançado’ e continuar o processo de cadastro. Cada certificado terá prazo de validade de três anos, no entanto os documentos assinados serão válidos por tempo indeterminado.

Em caso de dúvidas ou dificuldades na emissão do certificado digital, a ALBA tem à disposição os seguintes canais de atendimento:

E-mail – ajudacertificadodigital@alba.ba.gov.br

Telefones – 71 3115-4063, 3115-7221 ou 3115-4913

Horário: das 08h30 até as 17h50, de segunda a quinta, e nas sextas-feiras, de 08h30 às 11h50.

Para facilitar a emissão do certificado digital, a ALBA produziu e disponibilizou um vídeo no YouTube com o passo a passo para a realização do procedimento. Confira: https://youtu.be/TGbyFn1D5vU

A implantação da tecnologia auxilia o Legislativo no seu funcionamento durante a pandemia do coronavírus, o que fez com que as atividades fossem realizadas remotamente. Além disso, a medida integra o projeto intitulado ‘Papel Zero’ no Parlamento baiano. A iniciativa prevê uma economia de aproximadamente R$ 1 milhão ao ano com a redução do uso de papel e tinta na rotina da Casa.

Esforço conjunto

A disponibilização do certificado digital foi um esforço conjunto de diversos setores da Casa, a exemplo das superintendências de Administração e Finanças, de Assuntos Parlamentares e a de Recursos Humanos. Uma vez que o colaborador já possui o certificado digital, já poderá assinar digitalmente documentos como ofícios, proposições, circulares, dentre outros, por meio da aplicação Assinador Digital, presente na mesma plataforma.

Passado o prazo de emissão do certificado disponibilizado pela ALBA, só será permitida a realização do procedimento em computadores com a acesso à intranet da Casa, isto é, presencialmente.

Veja também

Parlamentar luta na AL-BA para melhorar segurança pública na Bahia

O deputado estadual Dr. Diego Castro (PL) quer tornar obrigatória a exibição, na página oficial …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!