domingo 28 de abril de 2024
Foto: Divulgação
Home / Mundo / MUNDO / Serviço Geológico do Brasil inicia diálogos para futuras parcerias com Governo de Quebec, maior província do Canadá
quinta-feira 7 de março de 2024 às 15:55h

Serviço Geológico do Brasil inicia diálogos para futuras parcerias com Governo de Quebec, maior província do Canadá

MUNDO, NOTÍCIAS


O Serviço Geológico do Brasil (SGB) avança para construir parcerias com o Ministério de Recursos Naturais e Florestas do Governo de Quebec, a maior província do Canadá. Na quarta-feira (6) último dia do PDAC (Convenção Anual da Prospectors & Developers Association of Canada) pesquisadores do SGB participaram de reunião com representantes do órgão governamental canadense. O ponto de encontro foi o Brasil Pavilion.

Na ocasião, a equipe do SGB apresentou os produtos desenvolvidos, em especial a publicação An Overview of Critical and Strategic Minerals Potential of Brazil/Panorama do Potencial de Minerais Críticos e Estratégicos do Brasil e a recém-lançada Plataforma de Mapeamento Geológico . Além disso, os pesquisadores dialogaram sobre a atuação das instituições, abordando temas de interesse mútuo, como modelagem mineral e pesquisas sobre minerais estratégicos e críticos para a transição energética. Também foram discutidos assuntos relacionados à geologia regional e à disponibilização de dados geológicos.

O SGB foi representado por: Valdir Silveira, diretor de Geologia e Recursos Minerais; Alice Castilho, diretora de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT); Lúcia Travassos, assessora da DGM; e Maurício Pavan, coordenador-executivo da DGM. Já os representantes do Ministério de Recursos Naturais e Florestas do Governo de Quebec foram: Marc Leblanc, diretor-geral de Geologia; Andrea Amortegui, diretora de Aquisição de Dados Geocientíficos; Robert Theriault, diretor de Apoio e Logística; Benoit Charette, assessor da Direção-Geral; e James Moorhead, consultor de Geologia.

Missão brasileira

Pesquisadores e a diretoria-executiva do SGB participaram da comitiva brasileira, coordenada pela Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), para a missão oficial à Convenção Anual da Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC 2024), que ocorreu até 6 de março, em Toronto, Canadá.

O principal objetivo do SGB no PDAC 2024 foi apresentar para a comunidade internacional o potencial mineral do Brasil, por meio de palestras técnicas e exposição de projetos e produtos. Além disso, busca fortalecer e ampliar a rede de cooperação com instituições de pesquisa internacionais e governos de outros países.

O SGB foi representado, no PDAC 2024, pelo diretor de Geologia e Recursos Minerais, Valdir Silveira; pela diretora de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Alice Castilho; pela assessora da DGM Lúcia Travassos; pela chefe do Departamento de Recursos Minerais (DEREM), Maisa Abram; pelos coordenadores-executivos da DGM Maurício Pavan, Izaac Cabral e Eduardo Duarte Marques; pelo gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência Regional de Goiânia (SUREG-GO), Jônatas Carneiro; pelo coordenador-executivo do Departamento de Gestão Territorial da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DEGET), Almir Costa; pelos(as) pesquisadores(as) em geociências Sulsiene Machado de Souza Gaia, Michele Cunha Graça, Eduardo Moussalle Grissolia (DGM) e Carlos Eduardo Miranda Mota (Diretoria de Infraestrutura Geocientífica-DIG); pelo assessor de Assuntos Internacionais, Rafael Duarte; pela assessora parlamentar da Presidência Sabrina Soares de Araújo Góis; e pelo assessor da Presidência Marcio José Remédio.

Também participam da Missão Oficial Brasileira à Convenção PDAC 2024 representantes da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), da Câmara de Comércio Brasil-Canadá em Toronto (BCCC) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), além das empresas patrocinadoras.

Veja também

África do Sul: 30 anos de democracia sob signo da divisão

Três décadas após o fim do apartheid, país tem uma sociedade democrática, mas profundamente dividida. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas