quarta-feira 22 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução/Twitter
Home / NOTÍCIAS / Sérgio Brito deixa Seinfra para votar pautas do governo Lula
sábado 18 de novembro de 2023 às 06:49h

Sérgio Brito deixa Seinfra para votar pautas do governo Lula

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Filiado ao PSD, Sérgio Brito deixou o comando da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) para, como deputado federal, votar projetos de interesse do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara, em Brasília.

Entre a matérias que Sérgio Brito ajudará o governo federal a aprovar está, segundo o jornal Tribuna, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). No entanto, até o final deste mês, o pessedista deve retornar ao estado baiano para reassumir a Seinfra.

Ele assumiu a Seinfra este ano no governo Jerônimo, no lugar de Marcus Cavalcanti. Brito também passou pelo comando da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), durante o governo de Rui Costa, hoje ministro da Casa Civil, e foi Secretário Municipal de Planejamento, Tecnologia e Gestão da Prefeitura de Salvador.

A manobra, apesar de Brito garantir que a sua saída está sendo para tratar de emendas parlamentares, escancara as dificuldades que o presidente da República tem encontrado pela frente para estabelecer a governabilidade nesta sua terceira gestão. De volta ao poder, o atual chefe do Palácio do Planalto já teria, inclusive, se queixado com aliados a respeito das limitações que tem encontrado.

Recentemente, vale lembrar, Lula escolheu Gilliano Fred Nascimento Cutrim, conhecido como Gil Cutrim, do Republicanos, ex-deputado federal e próximo ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, seu correligionário, para ocupar a diretoria de Estratégias e Finanças na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em mais um movimento para acomodar partidos do Centrão no alto escalão do governo.

Essa vaga é uma novidade na estatal e foi incluída a pedido do Palácio do Planalto na medida provisória que concede reajuste salarial para os servidores federais. A previsão, agora confirmada, era de que a cadeira na diretoria deveria entrar na negociação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para atender às demandas do Centrão, em busca de uma maioria no Congresso.

O novo diretor em questão foi deputado federal pelo PDT entre 2018 e 2022, mas foi expulso do partido ainda no início do ano passado por infidelidade partidária ao apoiar o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Atualmente, a Codevasf é presidida nacionalmente por Marcelo Moreira, engenheiro da Bahia ligado ao líder do União Brasil na Câmara, deputado Elmar Nascimento.

Veja também

Polícia Federal bate recorde de movimentações internacionais nas fronteiras em 2024

A Polícia Federal registrou, por meio do Sistema de Tráfego Internacional, um recorde histórico de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!