domingo 16 de janeiro de 2022
Foto: Ascom/Seplan
Home / NOTÍCIAS / Seplan faz Intercâmbio com estados nordestinos para aprimorar ciclo de planejamento e gestão
segunda-feira 29 de novembro de 2021 às 19:35h

Seplan faz Intercâmbio com estados nordestinos para aprimorar ciclo de planejamento e gestão

NOTÍCIAS


Conhecer a experiência de outros estados para aprimorar o ciclo de planejamento e gestão estratégica do quadriênio 2024-2027. Com este objetivo, um Grupo Operacional formado por técnicos da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan) e da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Seplan, visitaram os estado de Pernambuco, Ceará, Maranhão e Piauí, entre os últimos dias 10 e 25, para um intercâmbio com representantes dos órgãos de planejamento dos respectivos estados.

De acordo com a Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) lotada na Superintendência de Planejamento Estratégico da Seplan, Fabiana Mattos, que esteve nos estados do Piauí e Maranhão, a experiência proporcionou uma troca de informações muito positiva, já que os estados visitados também buscam aprimorar seus respectivos ciclos de planejamento e gestão. “O que ficou evidente por parte de todos que participaram dos encontros é que a ampliação do diálogo entre os estados nordestinos é fundamental, já que, apesar das singularidades de cada estado, existem muitos desafios em comum”, explica.

O EPPGG, Francisco Vidal, também lotado na Superintendência de Planejamento Estratégico da Seplan, destacou a boa recepção por parte da equipe técnica da Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) fez algumas observações acerca do encontro. “Nós fomos muito bem recebidos pelos colegas do Ceará e o que podemos notar, dentre outros aspectos, é que assim como nós eles buscam ter uma boa sintonia com as secretarias de governo e mantém uma importante articulação entre a Secretaria do Planejamento, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipeci) e as principais universidades cearenses. Ao mesmo tempo foi possível perceber o quanto na Bahia já evoluímos na participação e controle social, por exemplo,” explica.

Instituído pelo vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, por meio da portaria 28, de 12 de novembro de 2021, o Grupo Operativo formado por 11 técnicos da Seplan e um da SEI, deverá formular proposições para aprimoramento do ciclo de planejamento e gestão estratégica do Estado.

Quanto aos objetivos, o grupo deverá viabilizar a orientação para resultados, associada à transparência e a accountability; melhor alinhamento dos instrumentos de planejamento, com estratégias de gerenciamento que permitam atualizações tempestivas; maior simplicidade, objetividade e concisão do PPA, favorecendo expressar com clareza a multisetorialidade da socioeconomia baiana; incremento na qualidade e tempestividade de produção e comunicação de informações; além de maior focalização nas prioridades das políticas públicas na produção de informações de monitoramento e avaliação.

Veja também

Um economista progressista debate com os neoliberais

Aqui está uma entrevista com Guilherme Santos Mello. É formado pela PUC-SP, ,cientista social pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um dos maiores formadores de líderes empresariais do mundo nasceu no Brasil

error: Content is protected !!