Elaborar a Carteira de Projetos do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) Bahia 2035. Este é objetivo dos técnicos da Superintendência de Planejamento estratégico da Secretaria Estadual do Planejamento (SPE/Seplan), que, para isto, estarão reunidos com consultores da CP Empreendimentos Ltda entre os dias 17 e 20 de maio. A empresa, contratada por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), colabora com o esforço do Governo da Bahia na identificação dos projetos que se inter-relacionem com os investimentos atuais, sejam complementares, e apontem novos projetos e ações para o alcance dos objetivos estratégicos do PDI.
As discussões para estruturação da carteira de projetos do PDI, de acordo com o Superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Ranieri Muricy, tiveram início ainda em 2018, no bojo da elaboração do plano de longo prazo, com a elaboração da listagem inicial de projetos. “Agora, diante das mudanças de cenários que tivemos nos últimos anos, e das discussões atuais para atualização do PDI, centramos esforços para a elaboração desse importante instrumento para o fortalecimento do planejamento de longo prazo e a promoção do desenvolvimento sustentável da Bahia”, explica.
Segundo Muricy, o PDI trata-se de um instrumento necessário para enfrentar novos desafios, riscos sociais e ambientais do século XXI, universalizando e aprofundando iniciativas inovadoras, criativas e eficientes e ajudará a desenvolver programas de investimentos, setoriais e/ou regionais que facilitem a captação de recursos para financiamento interno ou externo, capazes de transformar a vida dos baianos em futuro próximo.
Durante essa primeira visita da CP Empreendimentos, as atividades serão desenvolvidas com a equipe SPE, para alinhamento de critérios estratégicos previstos na metodologia de identificação dos projetos que comporão o produto final. Entretanto, o trabalho prevê em outras etapas, dentre elas, a adesão e engajamento de todas as secretarias e órgãos da administração, que detém as informações e conhecimentos específicos necessários para a seleção e hierarquização dos projetos.