segunda-feira 6 de maio de 2024
Senador Marcos Rogério Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Home / JUSTIÇA / Senador propõe que ministros do STF sejam indicados pelo Senado
terça-feira 19 de dezembro de 2023 às 10:01h

Senador propõe que ministros do STF sejam indicados pelo Senado

JUSTIÇA, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Um projeto de resolução apresentado pelo senador Marcos Rogério (PL-RO) pretende modificar a forma como são indicados os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Atualmente, o nome é definido pelo presidente da República e passa por deliberação no Senado. Rogério, no entanto, pretende retirar o poder das mãos do chefe do Executivo e passá-lo aos senadores.

No projeto, que na prática modifica o Regimento Interno do Senado, o parlamentar diz que a Constituição não especifica que cabe ao presidente da República a indicação, mas que, na verdade, a responsabilidade do chefe do Executivo seria apenas a de nomear o candidato aprovado pelos senadores.

– Fica claro da leitura do dispositivo que, em nenhum momento, o constituinte afirmou que a escolha cabe ao presidente da República. Ao contrário, a melhor leitura do dispositivo é a seguinte: depois de escolhidos e aprovados pela maioria absoluta do Senado Federal, os ministros do Supremo Tribunal Federal serão nomeados pelo presidente da República – ressalta o congressista.

Dessa forma, a proposta apresentada pelo senador prevê que “no prazo de cinco dias úteis, contado da notícia de abertura de vaga na composição do Supremo Tribunal Federal”, aconteceria a
“habilitação de candidato indicado pelas lideranças da Casa”. Ou seja, a escolha dos futuros ministros caberia exclusivamente ao Senado.

Os indicados, assim como atualmente, seriam sabatinados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois, seriam votados pelo Plenário. A votação, na nova hipótese, se estenderia até que um dos nomes indicados obtivesse a maioria absoluta dos senadores, o que representa 41 votos. Apenas após toda essa etapa é que caberia ao presidente da República a nomeação do escolhido.

Veja também

‘Resgate urgente’: moradores de cidades gaúchas pedem ajuda pelas redes sociais

Relatos nas redes sociais mostram moradores pedindo ajuda para resgatar parentes ilhados nas cidades afetadas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas