sexta-feira 3 de maio de 2024
Foto: EFE/Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Senado da Itália elege presidente de direita apesar de revolta na coalizão
quinta-feira 13 de outubro de 2022 às 11:30h

Senado da Itália elege presidente de direita apesar de revolta na coalizão

MUNDO, NOTÍCIAS


Um membro sênior do partido nacionalista Irmãos da Itália, de Giorgia Meloni, foi eleito presidente do Senado nesta quinta-feira, apesar de uma revolta dentro da coalizão de direita que venceu as eleições gerais do mês passado.

Ignazio La Russa conquistou a maioria necessária na votação do Senado, embora muitos membros do partido conservador Força Itália, de Silvio Berlusconi, tenham boicotado a votação para protestar contra os assentos no gabinete que lhes foram oferecidos no próximo governo.

Em teoria, La Russa não deveria ter conseguido vencer sem o apoio dos senadores do Força Itália, mas no final obteve 116 votos, deixando-o bem acima da maioria exigida de 104 votos.

Não ficou imediatamente claro quais políticos da oposição o apoiaram na votação secreta.

A aliança de direita, que inclui Irmãos da Itália, Força Itália e a Liga, venceu facilmente as eleições de 25 de setembro e prometeu trazer estabilidade política ao país após anos de governos de curta duração.

No entanto, os esforços para formar um gabinete se mostraram mais difíceis do que o previsto e fontes políticas dizem que Berlusconi está furioso com Meloni, que deve ser nomeada primeira-ministra, por recusar algumas de suas demandas para a nova equipe ministerial.

Veja também

A ação contra o prefeito de capital no Nordeste por receber acima do teto

Pré-candidato à reeleição, o prefeito de João Pessoa, capital da Paraíba, Cicero Lucena (PP), tem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas