sexta-feira 3 de dezembro de 2021
Foto: Ana Luiza Sousa
Home / NOTÍCIAS / Senado aprova projeto de Coronel e cria o dia de Irmã Dulce, primeira santa brasileira
quarta-feira 24 de novembro de 2021 às 11:34h

Senado aprova projeto de Coronel e cria o dia de Irmã Dulce, primeira santa brasileira

NOTÍCIAS, POLÍTICA


A Comissão de Educação do Senado aprovou a criação do Dia de Santa Dulce dos Pobres, em homenagem à Irmã Dulce, a freira baiana que se tornou a primeira santa brasileira reconhecida oficialmente pela Igreja Católica.

A criação de um dia em homenagem à Irmã Dulce é um Projeto de Lei do senador baiano Angelo Coronel (PSD).

O Projeto vai agora para análise da Câmara dos Deputados, e se for aprovado, a homenagem à primeira santa brasileira será em 13 de agosto, pois foi nesse dia,  em 1933,  que Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes tornou-se freira ao receber o hábito das Irmãs Missionárias em Salvador e passou a adotar o nome de Irmã Dulce, em homenagem à mãe.

Seis anos depois, ela fundou o Colégio Santo Antônio, uma escola voltada para operários e filhos de operários, e em 1949, Irmã Dulce usou um galinheiro que ficava ao lado do Convento Santo Antônio para alojar 70 doentes.

“Irmã Dulce construiu o que se tornaria depois o maior hospital da Bahia, a partir de um galinheiro. E em 1959 foi criada a Associação Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), seguida pelo Albergue Santo Antônio. Ela foi o anjo bom da Bahia, admirada nacional e mundialmente porque viveu única e exclusivamente para ajudar os mais pobres”, resume Coronel na justificativa do projeto.

O relator do projeto, senador Flávio Arns (Podemos-PR), lembra que “o trabalho de Irmã Dulce era dedicado aos mais pobres, aos desvalidos, aos sem casa, aos que estavam na sarjeta: o marginal, a prostituta, o desvalido. E a vinculação à saúde tem muito a ver com o trabalho e o legado que deixou após 60 anos de intensos trabalhos”.

Hoje as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) realizam 2,2 milhões procedimentos ambulatoriais por ano e dispõem de 954 leitos em cinco hospitais.

A Osid também oferece Ensino Fundamental para 750 crianças e adolescentes e fornece 1,7 milhão refeições gratuitas de por ano.

Veja também

‘Não deixarei de contribuir com o país’, diz Eduardo Leite sobre o futuro

Depois de perder as prévias do PSDB para João Doria, o governador do Rio Grande …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!