A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), juntamente com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) receberam, na manhã desta sexta-feira (29), representantes de lideranças indígenas de diversas etnias da Bahia. No encontro, que aconteceu na sala de reuniões da Sema, além dos líderes dos povos indígenas, estiveram presentes a secretária Márcia Telles, a diretora do Instituto, Daniella Fernandes, o superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema, Tiago Porto e o assessor técnico do Inema, Aldo Carvalho.
Lideranças de mais de 25 povos indígenas estão acampados nas proximidades da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) desde a última segunda-feira (25). A ação faz parte 4ª edição do Acampamento dos Povos Indígenas da Bahia.
A Secretária Márcia Telles destacou a importância do momento e fez questão de enfatizar a representatividade de cada povo para que as demandas fossem ouvidas. “Os povos indígenas sempre serão bem-vindos, principalmente quando trazem pautas legitimas como as que foram expostas nessa reunião. Destaco também a competência do Governo Federal para autorizações e fiscalização da degradação ambiental em territórios indígenas, mas sempre lembrando do total cuidado do Inema para atos autorizativos no entorno dessas regiões”, afirmou a gestora.
Já a diretora do Inema, Daniella Fernandes afirmou que acompanhará as pautas pertinentes ao Instituto e disse que as portas da autarquia sempre estarão abertas para receber reuniões com os representantes. “Embora as ações de fiscalização já façam parte do dia a dia do Inema, nós iremos apurar essas denúncias pontuais, inclusive as de captação excessiva de água no Rio Caraíva na Terra Indígena Barra Velha, localizado no município de Porto Seguro. Hoje mesmo vamos encaminhar todas as demandas recebidas para a nossa Diretoria de Fiscalização avaliar”, ressaltou a diretora.
Representando os povos indígenas, Suely Kiriri (Banzaê) avaliou como positivo o encontro e agora aguarda que as demandas sejam atendidas. “Vim pra essa pauta de agendamento falar sobre o meio ambiente e gostei da reunião. Fomos atendidos e recebidos, foi bem explicado pra gente sobre os temas que a gente veio solicitar. Então gostei da reunião, pois é uma das coisas que sempre sonhamos em levar pra dentro da nossa comunidade. O Inema também ficou de visitar a nossa comunidade e nossos povos pra ver como a gente vai trabalhar sobre o tema”, disse a representante.
Além de Suely, estiveram presentes representando os povos indígenas, Elizete Kaimbé (Euclides da Cunha), Alessandro Tuxi (Abaré), Juliana Pataxó (Porto Seguro), Junior Faria Pataxó (Porto Seguro) e Noel Katrimbó (Monte Santo).
Entre as pautas, foram apresentados a solicitação de apoio para conter degradação ambiental nos territórios indígenas, capacitações para formação de novos brigadistas e capacitações para coleta de sementes, implementação de viveiros, a implementação de projetos nos territórios, a exemplo de meliponicultura, análise sobre o projeto de “Eletrificação Rural da Aldeia Mãe Malhador de Zé Grande, a implementação de Projetos Socioambientais na região e editais exclusivos aos povos indígenas, implementação de canteiros para árvores nativas e ervas, além de outros temas discutidos na reunião que ainda serão avaliados e receberão os devidos encaminhamentos.