quinta-feira 30 de maio de 2024
Secretário-geral da ONU, António Guterres (à esquerda), fala à mídia em Bruxelas ao lado de Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia. - Foto: United Nations/Marian Blondee
Home / Mundo / MUNDO / Secretário-geral da ONU destaca importância da UE em cenário global “sombrio”
sexta-feira 22 de março de 2024 às 09:19h

Secretário-geral da ONU destaca importância da UE em cenário global “sombrio”

MUNDO, NOTÍCIAS


Em Bruxelas, considerada capital da União Europeia, o secretário-geral da ONU afirma que a reunião com representantes do bloco acontece em um “momento particularmente sombrio”. António Guterres avaliou que o “papel da Europa no cenário global é mais importante do que nunca”.

Em coletiva de imprensa com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o chefe da ONU lembrou do sofrimento de dois anos na Ucrânia após a invasão em grande escala da Rússia. Para ele, o conflito vem alimentando as tensões globais e minando o direito internacional e a Carta das Nações Unidas.

Desconfiança e divisão

Assim, Guterres reiterou seu apelo por uma “paz justa”, explicando que isso significa o respeito à soberania, à independência, à unidade e à integridade territorial da Ucrânia, dentro de suas fronteiras reconhecidas internacionalmente.

Sobre a situação em Gaza, ele destacou que o conflito já levou mais da metade da população do enclave a situação de “fome catastrófica” e destacou que é preciso ação imediata, “antes que seja tarde demais”.

Para ele, nessas duas crises, a União Europeia é uma “aliada inabalável” na busca de soluções em conformidade com a Carta das Nações Unidas e o direito internacional.

Além das guerras, ele apontou que a desconfiança e a divisão, bem como as desigualdades, estão aumentando.

Com as mudanças climáticas “causando estragos” e as estruturas globais incapazes de fazer mudanças, ele avalia que as instituições internacionais precisam de transformações para que possam responder aos desafios atuais.

Multilateralismo e solidariedade

O secretário-geral da ONU enfatizou que a União Europeia tem o multilateralismo e a solidariedade em seu DNA, sendo reconhecida como uma força de liderança global.

Guterres instou à união para alcançar o objetivo de silenciar as armas e intervir para salvar vidas, protegendo os trabalhadores humanitários. Ele ressaltou a importância de defender os direitos humanos, a dignidade e a igualdade de gênero, além de enfatizar o respeito ao direito internacional.

O chefe das Nações Unidas destacou a necessidade de eliminar a injustiça, proteger o clima e o planeta. Com a Cúpula do Futuro das Nações Unidas, em setembro, Guterres expressou confiança na contínua pressão da União Europeia por um sistema internacional mais inclusivo, eficaz e resiliente, enfatizando que somente juntos poderemos construir um futuro pacífico, próspero e justo para todos.

Ele ainda deve se encontrar com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e os chefes de Estado e de governo da União Europeia. Guterres também deve se reunir com a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.

Em Bruxelas, o secretário-geral ainda deve ter uma sessão bilateral com ministras da Bélgica para Relações Exteriores, Hadja Lahbib, e Cooperação para o Desenvolvimento, Caroline Gennez.

Veja também

Ricardo Nunes confirma presença na Marcha para Jesus sem Boulos e Tabata, que vão na Parada do Orgulho LGBT+

Os pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo devem se dividir entre os principais eventos da agenda paulistana …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas