Dentro das atividades da campanha “Setembro Amarelo”, que vem mobilizando os colégios estaduais em torno da prevenção ao suicídio, será realizada mais uma webpalestra sobre a temática. A ação aconteceu nesta quinta-feira (12).
A palestra virtual foi promovida pelas secretarias estaduais da Educação e da Saúde e abordou o tema “O suicídio na população negra”, com o psicólogo social Valter da Mata Filho, que também é responsável pelo Serviço de Psicologia do Centro de Referência de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa Nelson Mandela.
As ações na SEC acontecem por meio do programa Saúde do Professor, com o objetivo de promover uma maior compreensão e conscientização da comunidade escolar sobre o problema. As palestras virtuais acontecerão todas as terças e quintas-feiras deste mês. As escolas também estão realizando palestras, debates, mesas redondas e caminhadas.
Outra iniciativa nas escolas é a divulgação do Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio (NEPS), da Secretaria da Saúde. O serviço, que integra o portfólio do Centro de Antiveneno da Bahia (CIAVE), atua na prevenção de suicídios e na redução de reincidências da tentativa desses eventos. A equipe do núcleo é formada por enfermeiros, psicólogas, terapeutas ocupacionais, psiquiatras e estagiários de Psicologia, que atendem pacientes de todas as idades.
O acesso ao serviço se dá através de demanda espontânea ou por casos de tentativa de suicídios identificados em emergências. As atividades do núcleo foram iniciadas em 1991 e, atualmente, o núcleo é referência na Bahia e no Brasil. As ações do NEPS incluem orientação aos pacientes e familiares, e, também, a preparação de equipes de Saúde.
Mais sobre o Setembro Amarelo
No Brasil, o “Setembro Amarelo” foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.