A vice-presidente dos EUA e candidata à presidência, Kamala Harris falou na última quinta-feira (19) sobre sua disposição de usar sua arma se um intruso entrasse em sua casa.
“Se alguém invadir minha casa, vai levar um tiro”, disse ela em um evento transmitido ao vivo em Michigan com a apresentadora Oprah Winfrey.
Depois de uma risada, a candidata presidencial democrata disse que “provavelmente não deveria ter dito isso”. “Minha equipe lidará com isso mais tarde”, afirmou a democrata.
Harris também lembrou que é dona de uma arma durante um recente debate presidencial.
Depois de Donald Trump afirmar que ela “confiscaria as armas de todos” se eleita, Harris respondeu dizendo que ela mesma era dona de uma arma – assim como seu companheiro de chapa, Tim Walz.
“Não vamos confiscar as armas de ninguém, então pare de mentir sobre essas coisas”, disse ela a Trump.
Apesar de ser dona da uma arma, Harris defende um maior controle sobre a venda de armas nos EUA – especialmente as chamadas “armas de assalto”, um termo que define armamentos mais poderosos, incluindo fuzis e armas semi-automáticas (que com frequência são usadas em ataques a escolas nos EUA).
Uma arma de fogo desse tipo foi “literalmente projetada para ser uma ferramenta de guerra”, disse ela a Oprah. “Não tem lugar nas ruas de uma sociedade civil.”
Harris também falou recentemente a favor de verificações de antecedentes criminais mais completas e das chamadas “leis de sinal vermelho”, que permitem que as pessoas solicitem a um juiz o confisco da arma de outra pessoa se ela for considerada um risco para si mesmas ou para outros.