quarta-feira 25 de dezembro de 2024
Foto: Ascom/AL-BA
Home / POLÍTICA / Samuel Junior apresenta na AL-BA indicações para minimizar efeitos do coronavírus
sexta-feira 20 de março de 2020 às 13:44h

Samuel Junior apresenta na AL-BA indicações para minimizar efeitos do coronavírus

POLÍTICA


A pandemia global do novo coronavírus, o Covid-19, levou o deputado Samuel Junior (PDT) a apresentar, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), três indicações. Duas deles foram encaminhadas ao governador Rui Costa e ao secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas. Já a última incluiu, além do governador, o presidente da Coelba, Fulvio da Silva Marcondes Machado, e da Embasa, Rogério Costa Cedraz.

Na primeira indicação, Samuel pede aos dirigentes que priorizem a reposição de férias e licenças vencidas aos servidores da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) após o controle da pandemia do coronavírus. “Ante essa pandemia todos estão envidando esforços para o bem-estar da sociedade baiana como um todo. Entre os que colaboram para o controle eficaz e cura dos vitimados pela Covid-19, destacam-se os profissionais de saúde, especialmente colocando sua própria vida em risco”, observou no documento.

De acordo com o parlamentar, para que haja melhor atuação, o governador suspendeu férias e licenças de todos os profissionais de saúde. E pontuou que tal medida fez-se necessária para o combate eficaz da pandemia. “Nada mais justo que, findando essa crise, sejam repostas as férias e licenças de modo prioritário, por parte da administração estadual”, defendeu.

Na segunda, Samuel Junior sugeriu a distribuição em pontos estratégicos de máscaras e álcool em gel a fim de prevenir o contágio do coronavírus. Ao justificar a indicação, ele lembrou que, sob o argumento de evitar a proliferação de doenças sexualmente transmissíveis, no período carnavalesco, os órgãos de saúde desenvolvem campanhas e distribuem preservativos.

“Usando desta mesma ideia, propomos que haja distribuição de máscaras e álcool em gel, em pontos estratégicos, para que possamos conter o alastramento da pandemia deste vírus que vem assolando nosso planeta”. Para ele, tal medida se faz necessária tendo em vista as dificuldades de acesso a estes produtos por parte da população, “já que as farmácias estão desabastecidas ou estão com preços superfaturados”.

O parlamentar sugeriu ainda, na última indicação, a suspensão dos cortes de água e energia, respectivamente, por falta de pagamento em virtude do período assolado pelo coronavírus. E observou que o Estado e os municípios têm tomado medidas emergenciais a fim de conter e reduzir a propagação do coronavírus em sua população, entre elas a suspensão de aulas em escolas, faculdades, cursos, academia, cinema, locais com aglomerações. “Esse esforço generalizado para adotar direcionamentos que favoreçam a todos”, concluiu ele, também deve reunir a Coelba e Embasa.

Veja também

Haddad diz que impacto do pacote fiscal foi preservado no Congresso e defende rotina de revisão de gastos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (20) que o impacto do pacote …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!