domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Max Haack/Secom
Home / Mundo / MUNDO / SAMU atua há 12 anos no atendimento pré-hospitalar de Teixeira de Freitas
segunda-feira 19 de setembro de 2022 às 17:59h

SAMU atua há 12 anos no atendimento pré-hospitalar de Teixeira de Freitas

MUNDO, NOTÍCIAS, SAÚDE


Segundo o UPB, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Teixeira de Freitas, que completou 12 anos de implantação na quinta-feira (15), atua no atendimento pré-hospitalar, visando chegar precocemente às vítimas de alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa ocasionar sofrimento, sequelas, ou até mesmo o óbito. O trabalho é realizado com duas unidades, sendo uma de suporte de vida avançada (USA) e outra de suporte de vida básica (USB).

De atendimento totalmente gratuito, o contato com o serviço pode ser realizado através do número 192 e pelo 3291-1551 quando houver necessidade. “O solicitante entra em contato primeiramente com o técnico auxiliar de regulação médica (TARM), fornecendo dados da sua localização atual e do paciente. Posteriormente, ocorre a transferência da demanda ao médico regulador responsável em realizar a triagem e encaminhar à unidade ou orientando quando necessário”, explicou Tallisson Oliveira Muniz, coordenador regional do SAMU 192.

O aparelho de saúde em questão se localiza ao fundo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), visando uma localização estratégica de proximidade com o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), a UPA e, futuramente, a Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI). Desde o ano de 2021, foi realizada a manutenção da frota para a efetivação de operações seguras aos profissionais, e treinamentos especializados para aprimorar a capacidade técnica da equipe.

“Por ser o primeiro atendimento oferecido, o SAMU é de extrema importância para população: sendo realizado rapidamente, pode salvar uma vida. Ele já se inicia pelo telefone, através do médico regulador; até a chegada da ambulância, quando o paciente já recebe as medicações e medidas necessárias para ser conduzido ao hospital no menor tempo possível”, conclui Tallisson.

Veja também

Caça norte-americano abatido “por engano” pelos EUA; pilotos sobreviveram

Dois pilotos da Marinha dos Estados Unidos sobreviveram a um ataque neste domingo (22) de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!