Para reforçar a rede de urgência de Salvador no atendimento aos casos leves de síndromes gripais e suspeitos de arboviroses, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inaugurou, na manhã desta terça-feira (19), a Upinha Itapuã, na Rua da Ilha, para dar suporte à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro. A primeira estrutura foi inaugurada no dia 12 deste mês, na Avenida Centenário, ao lado da UPA Vale dos Barris.
A Upinha funcionará ininterruptamente 24h por dia, com três consultórios, 13 leitos de observação, sendo um leito de estabilização; sala de medicação, coleta de exames laboratoriais e áreas de apoio administrativo. A capacidade de atendimento, assim como na Upinha Barris, também é de 150 pacientes por dia, ou seja, 4,5 mil acolhidos por mês.
A vice-prefeita de Salvador e secretária da Saúde, Ana Paula Matos (PDT), reforça o compromisso da SMS em garantir o cuidado com a população, oferecendo uma assistência efetiva e ágil. “Estamos acompanhando de perto todo cenário epidemiológico de Salvador, e nos antecipando para que não tenhamos uma sobrecarga na rede na urgência e emergência. Estamos referenciando às Upinhas casos suspeitos de arboviroses e síndromes respiratórias com um olhar mais especial para os casos com classificações verdes e azuis. Isso impactará no tempo de espera e no bem-estar do paciente, além de permitir que as UPAs continuem girando com mais celeridade para atendimento aos casos graves e de risco à vida, como AVC, por exemplo”, pontuou.
O serviço conta com 18 profissionais, sendo três médicos plantonistas durante o dia e dois médicos à noite, dois enfermeiros, três técnicos de enfermagem, dois técnicos de laboratório, um bioquímico, dois auxiliares de serviços gerais, dois técnicos administrativos e um técnico de apoio operacional.