A Rússia suspenderá o fornecimento de gás natural para a Finlândia a partir das 7h do sábado (21). A informação foi divulgada pela Gasum, estatal que coordena o fornecimento do insumo para o território finlandês e publicada pelas principais agências de notícias, Reuters e AFP.
Em comunicado, a CEO da empresa, Mika Wiljanen, avaliou como “lamentável” a interrupção do fornecimento de gás. No entanto, disse que a organização já havia se preparado para esta possibilidade.
“Estamos nos preparando cuidadosamente para essa situação e, desde que não haja interrupções na rede de transporte de gás, poderemos fornecer gás a todos os nossos clientes nos próximos meses”, afirmou Mika.
De acordo com o comunicado, a partir de sábado, durante toda a temporada de verão, a Gasum fornecerá gás natural aos seus clientes de outras fontes por meio do gasoduto de Balticconnector.
“Os postos de abastecimento de gás da Gasum na área da rede de gás continuarão a funcionar normalmente”, informou a empresa, em nota.
A interrupção ocorre após a Rússia exigir que países considerados “hostis” paguem pelo gás em rublos, moeda russa. A Finlândia se recusou a aderir à medida.