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quinta-feira 12 de novembro de 2020 às 10:55h

Rui e chineses assinam contrato para obra da ponte Salvador/Itaparica

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O governador Rui Costa (PT) assinou nesta quinta-feira (12) em cerimonia o ato de assinatura no Centro Administrativo da Bahia (CAB) em Salvador que contou com a presença de diversas autoridades, o contrato de concessão para a construção do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica.

Governador Rui Costa e o vice João Leão

A parceria com representantes do consórcio chinês, que irá realizar a obra em um investimento que será de mais de R$ 7 bilhões, formado pelas empresas China Communications Construction Company (CCCC Ltd), CCCC South America Regional Company (CCCCSA) e China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20) vai gerar cerca de 8 mil empregos diretos.

Novo vetor de desenvolvimento

O secretário do Desenvolvimento do Estado, João Leão, ressalta o poder de aproximação do equipamento, principalmente quando se trata de municípios situados ao Sul baiano. “Para se ter uma ideia, o município de Belmonte ficará 283 quilômetros mais perto da capital. Esta ponte é um marco no desenvolvimento da Bahia”, celebrou.

Quando concluída, a Ponte Salvador-Itaparica será a maior ponte sobre lâmina d’água da América Latina e contará com duas pistas, cada uma delas com duas faixas e acostamento, e ainda com um trecho estaiado de 860 metros. A previsão é que sejam gerados aproximadamente oito mil empregos durante a construção do equipamento.

De acordo com o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, um novo eixo de desenvolvimento será criado com a construção da ponte. “Hoje, Salvador tem duas saídas, uma pela Linha Verde e outra pela BR-324. Temos do outro lado, na Ilha, mais de uma centena de municípios que ficarão mais próximos e integrados à capital. Essa ponte é mais do que uma obra de ligação, é um vetor de integração e desenvolvimento para toda a Bahia”, analisou.

Após a conclusão da obra, o consórcio chinês ficará responsável pela manutenção e administração do sistema pelos próximos trinta anos. Com expectativa de atingir um fluxo de 28 mil veículos por dia já no inicio da operação, a ponte, em Salvador, será acessada na região de Água de Meninos. Na Ilha de Itaparica, a cabeceira do equipamento ficará na região da Gameleira. Espera-se que o novo equipamento beneficie diretamente 4,4 milhões de pessoas na Região Metropolitana de Salvador, e indiretamente, mais de 5,4 milhões de baianos em outros 100 municípios do Recôncavo do Baixo Sul da Bahia.

Vice-governador João Leão

O consórcio chinês Ponte Salvador Itaparica terá um ano para a obtenção das licenças necessárias e desenvolvimento dos projetos e outros quatro para executar a obra. segundo o governo estadual, a gestão e administração da ponte terá duração de 30 anos.

Senador Jaques Wagner

A obra será realizada através do modelo de Parceria Público-Privada (PPP), a ponte Salvador-Itaparica terá 12,4 quilômetros de extensão e será a maior ponte sobre lâmina d’água da América Latina. O equipamento contará com um trecho estaiado de 860 metros, presença de duas pistas, com duas faixas e acostamento. A expectativa é de atingir 28 mil veículos/dia, no início da operação.

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