Segundo fontes presente na reunião que governador fez com sua base nesta última segunda-feira (19), Rui Costa estabeleceu um prazo de 20 dias para a que os deputados se entendam e lancem candidatura única para a eleição presidencial da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
O chefe do Executivo estadual também vetou a participação do seu partido, o PT na disputa. Durante a reunião que ocorreu na tarde desta segunda-feira (19) com a base governista, Rui usou boa parte do tempo para pautas administrativas, como o ajuste fiscal e déficit na previdência, porém a outra parte buscou acalmar a base e evitar bate-chapa segundo deputados presentes.
“Ele disse que tem a convicção que a vitória maiúscula é fruto da base aliada, dividiu com a base a vitória e gostaria de manter essa unidade. Estabeleceu um prazo de 20 dias para afunilar um candidato único e pediu que a decisão saísse da bancada”, disse um dos parlamentares que participou da reunião.
Já na reunião com o conselho político pela manhã Rui também pediu que o grupo evitasse brigas internas. “Ele pediu que baixasse o tom, não era bom que aflorasse uma disputa. Teria repercussão ruim”, disse um integrante da base.
Três deputados concorrem a cadeira mais alta da AL-BA: Nelson Leal (PP), que já saiu na frente com apoio de quatro partidos, Adolfo Menezes (PSD) e Alex Lima (PSB).