Com o objetivo de estreitar acordos a serem anunciados pelo chefe de Estado chinês, Xi Jinping, uma comitiva do governo federal composta segundo Yuri Pastori, do BNews, pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, o sucessor de Roberto Campos Neto no Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, foi a Pequim, no último domingo (13).
Além deles, compõem a comitiva o diretor do Departamento de China, Rússia e Ásia Central do Itamaraty, Pedro Terra e um representante do BNDES. A viagem pode se estender a Abu Dhabi.
O presidente da China e Mohammed bin Zayed Al Nahyan, líder dos Emirados Árabes Unidos, estão com visitas de Estado em Brasília programadas para depois da cúpula do G20, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro.
Os acordos devem envolver investimentos industriais nas áreas de transição energética e em infraestrutura, como o programa de integração transoceânica do Ministério do Planejamento. Segundo fontes do #Acesse Política, o ministro também buscará avançar com a construção da ponte Salvador-Itaparica.