sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / Rui Costa pode decidir como será a eleição 2022 na Bahia
domingo 12 de dezembro de 2021 às 18:48h

Rui Costa pode decidir como será a eleição 2022 na Bahia

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Para manter a aliança que tem com o PP e o PSD na Bahia, o governador Rui Costa (PT), um dos mais populares do país, com gestão aprovada por 66,5% dos baianos, segundo o Paraná Pesquisas, já avalia ficar no cargo até o fim do seu mandato, em dezembro de 2022, e deixar de lado uma candidatura ao Senado, para a qual é favorito e lhe traria foro privilegiado. Para disputar a próxima eleição, Rui teria que deixar o cargo até 2 de abril.

Segundo a revista Veja, este movimento garantiria espaço para o senador Otto Alencar (PSD), aliado do petismo na Bahia, tentar a reeleição — haverá apenas uma vaga em disputa em 2022. Outra consequência seria evitar a posse do vice João Leão, que é do PP, um dos partidos do Centrão, e a sua eventual entrada na disputa ao governo — quem vai disputar a eleição para o mesmo cargo que ocupa não precisa renunciar.

Há na Bahia um risco para o PT continuar no poder, que ocupa desde 2007, quando Jaques Wagner derrotou Paulo Souto (PFL) e enterrou o carlismo. Agora é o mesmo Wagner que tenta retornar ao Palácio da Ondina. Mas seu adversário, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) tem mais de 30 pontos de vantagem segundo o Paraná Pesquisas — quando tem seu nome associado ao do ex-presidente Lula, o petista empata.

Grupo de ACM Neto quer João Leão na chapa, mas o vice-governador não quer o Senado, quer ser governador. Leão seria um dos raros quadros na atualidade da política nacional cortejado pela situação e oposição, principalmente na Bahia.

Reportagem dessa semana na revista mostra os percalços para os partidos de esquerda e centro-esquerda manterem o controle dos estados da região Nordeste. Com sete dos nove governadores impedidos de tentar a reeleição em 2022, a oposição a Jair Bolsonaro vê sinal de alerta em reduto marcado pela resistência ao presidente.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!