domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Rui Costa não tem trânsito com políticos e não sabe atuar no Congresso, diz revista
domingo 21 de maio de 2023 às 08:15h

Rui Costa não tem trânsito com políticos e não sabe atuar no Congresso, diz revista

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Com apenas cinco meses de governo, atores influentes no Palácio do Planalto, na Câmara dos Deputados e na máquina partidária petista já pregam segundo matéria de Daniel Pereira, na Veja, a demissão do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. Motivo: o capitão do time de Lula, o ocupante do cargo mais poderoso da Esplanada, é convenientemente responsabilizado por quase tudo o que deu errado até agora.

De uma forma geral, os críticos de Rui Costa alegam conforme publicação da revista, que ele não tem trânsito com políticos, não sabe atuar no Congresso e age na Casa Civil como se ainda fosse governador da Bahia, tratorando colegas e demonstrando má vontade para o diálogo, inclusive com deputados e senadores, dos quais o presidente da República depende para aprovar projetos prioritários. O ministro tem poucos amigos e muitos desafetos em Brasília, e o seu cartel de embates é extenso.

Ele bateu de frente com a deputada Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, sobre indicações para o Conselho de Administração da Petrobras. Integrantes do secretariado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, acusam o chefe da Casa Civil de minar o trabalho da equipe econômica. No Congresso, a situação é ainda pior. Além da miríade parlamentar sedenta por benesses oficiais, Rui Costa tem contra ele o líder do União Brasil na Câmara, o deputado baiano Elmar Nascimento, que é adversário político dele na Bahia e aliado do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

Mesmo no PT são poucos os que pensam em defender o chefe da Casa Civil, que está rompido até com seu padrinho político, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, que não concordou com a escolha da esposa de Rui Costa para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas da Bahia (TCE-BA). Os críticos de Rui lembram que ele, ao contrário de outros ministros, não tem mandato parlamentar. Ou seja: se for demitido, volta para casa. Até aqui, Lula, que é quem nomeia e exonera, não parece disposto a abrir mão de, como ele mesmo definiu, sua “Dilma de calça”.

Veja também

Ex-chefes de Estado e governo denunciam invasão à embaixada da Argentina na Venezuela

O Grupo IDEA (Iniciativa Democrática da Espanha e das Américas) emitiu um comunicado, neste último …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!