Em meio a um cenário político movimentado, o ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), trouxe à tona de acordo com Henrique Brinco, do jornal Tribuna, a possibilidade de concorrer ao Senado Federal nas eleições de 2026.
Em uma entrevista concedida à PNotícias da Piatã FM, Costa afirmou estar disposto a colocar seu nome à disposição do grupo político, ressaltando a importância do diálogo coletivo com figuras como o ex-presidente Lula, Jaques Wagner e Jerônimo Rodrigues.
“Sou parte de um projeto coletivo, vou ter que conversar com Lula qual a melhor posição, melhor papel que eu possa desempenhar. O que eu não fiz em 2022 estou fazendo agora, submetendo meu nome, mas sempre ao diálogo coletivo com Lula, Jerônimo e Wagner”, afirmou o petista.
Entretanto, o ministro destacou que qualquer decisão sobre sua candidatura só será tomada após uma deliberação conjunta do grupo político. “É uma possibilidade, mas vamos conversar ainda. Eu não acredito em posturas individuais e vaidades exacerbadas na política. Quando alguém quer colocar sua vaidade pessoal acima do projeto coletivo isso não dá certo”, enfatizou.
Além disso, Rui Costa revelou detalhes sobre a possível visita do presidente Lula à Bahia neste ano eleitoral. Segundo o ministro, estão sendo feitos esforços para alinhar uma data que permita a presença de Lula na inauguração de um hospital em Teixeira de Freitas e da Universidade Federal do Sul da Bahia.
“Estamos conversando com ele. Temos na agenda a entrega de outro hospital de grande porte em Teixeira de Freitas e a Universidade Federal do Sul da Bahia, por isso estamos tentando alinhar uma data para fazer as duas inaugurações no mesmo dia com a presença de Lula, já nos próximos dias”, revelou Costa.
Ainda durante a entrevista, o ministro anunciou a data para o resultado do Novo PAC Seleções, programa que investe em novas obras para a população de todas as cidades brasileiras. “Na próxima quinta-feira, o presidente Lula anuncia o resultado do PAC Seleções. Só faltará o Ministério das Cidades, mas os demais todos já concluíram. Estamos finalizando os últimos detalhes”, informou.
O Novo PAC Seleções recebeu inscrições de projetos de 9 de outubro a 12 de novembro de 2023 e contou com a participação de 416 municípios baianos, que apresentaram propostas variadas. As obras previstas incluem macrodrenagem, encostas, hospitais policlínicas, postos de saúde e mobilidade, com um investimento total de R$ 199 milhões na Bahia, contemplando projetos como a finalização da ferrovia Oeste Leste (FIOL), investimentos em portos e aeroportos, além de novas obras para mobilidade em Salvador, como a extensão do metrô para o Campo Grande e o VLT do Subúrbio Ferroviário até o bairro de Águas Claras.