As contas do governo apresentaram um rombo de R$ 7,547 bilhões em julho, informou nesta quinta-feira (30) a Secretaria do Tesouro Nacional. Foi o melhor resultado para este mês em quatro anos.
Isso significa que as despesas do governo federal no mês passado superaram as receitas com impostos e contribuições neste valor e, por isso, houve déficit (resultado negativo). O conceito primário não inclui na conta os gastos com pagamento de juros da dívida.
Com isso, o rombo fiscal caiu 62,6% frente ao mesmo mês do ano passado – quando bateu recorde para meses de julho ao somar R$ 20,15 bilhões. As comparações com os mesmos períodos de anos anteriores é considerada mais apropriada por analistas.
A melhora do resultado das contas do governo no mês passado está relacionado com a boa arrecadação, que teve o melhor mês de julho em sete anos – puxada pelas receitas com “royalties” do petróleo (em um momento de alta do produto no mercado internacional) e com o aumento da tributação sobre combustíveis, entre outros.
Bacana o ponto de vista e informações de muito bom conhecimento nesse assunto mesmo. Procuro sempre sites que possam me ajudar com boas matérias e aqui me encontrei muito satisfeita. Gratidão!