Ao entregar 832 unidades do Minha Casa Minha Vida em Magé, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (6), o presidente Lula da Silva (PT) defendeu mais investimentos no estado, que, segundo ele, “não nasceu para ser dominado pelo crime organizado”. Lula anunciou a criação de institutos federais na Baixada Fluminense e em comunidades da capital e prometeu recursos para as áreas de construção civil e de energia.
“Esse estado não nasceu para sair nas páginas policiais, não nasceu para ser dominado elo crime organizado. […] Vamos investir mais no Rio de Janeiro do que qualquer outro presidente já investiu”, afirmou Lula, que foi aplaudido pela plateia.
As casas entregues hoje em Magé fazem parte de um conjunto de 1.328 moradias inauguradas simultaneamente pelo governo federal na Bahia, em Minas Gerais e em São Paulo. As obras no Rio estavam em andamento desde 2011.
Lula também revelou que até 2026 serão abertos novos institutos federais em Magé, São Gonçalo e Belford Roxo —todos na Baixada Fluminense —e em favelas do Rio, como Cidade de Deus e Complexo do Alemão.
Segundo ele, essas unidades vão oferecer cursos técnicos e superiores para a população carente. O evento contou com a presença do governador do Rio, Cláudio Castro (PL), e do prefeito de Magé, Renato Cozzolino Harb (PP), ambos de partidos de oposição a Lula. No entanto, não houve atritos nem manifestações contrárias ao presidente.
Castro disse que as eleições acabaram e que é preciso trabalhar junto pelo bem do estado. Cozzolino agradeceu a parceria com o governo federal e elogiou Lula.