A praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói no Rio de Janeiro, sempre atraiu por suas ondas bastante grandes, e virou um local de treinamento para quem quiser se arriscar nas ondas gigantescas parecidas com as da Vila da Nazaré, em Portugal, diz Camila Araujo, do O Globo.
Ontem, no entanto, com a brusca do tempo e a ressaca que atingiu o litoral fluminense, Itacoatiara bateu recordes recentes, com ondas de 10 metros, o equivalente à altura de prédios de três andares.
O surfista Daniel Rodrigues se impressionou: a primeira ressaca do ano chegou em grande (muito grande) estilo e o obrigou a “escalar” o “paredão” de água que se ergueu diante dele.
— Tem que remar forte e torcer para conseguir passar, porque é muito arriscado. Medo com certeza a gente sente, tem que ter um controle emocional grande, senão paralisa — contou.
A cena, fotografada por outro surfista, caiu nas redes sociais.
— Foi uma foto histórica pela dimensão da onda. O estilo é do Havaí, não parecia ser no Brasil. As pessoas não imaginam uma onda desse tamanho no país, principalmente em Itacoatiara — disse Aporé de Paula, de 38 anos, o autor da imagem.