quarta-feira 3 de julho de 2024
O deputado federal Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos MJS/.
Home / DESTAQUE / Republicanos aceita receber ministra de Lula, mas descarta integrar base do governo
quarta-feira 12 de abril de 2023 às 13:41h

Republicanos aceita receber ministra de Lula, mas descarta integrar base do governo

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Após filiar o prefeito de Belford Roxo, Waguinho, o Republicanos está disposto a passar a ter entre seus quadros a ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União), e outros parlamentares da bancada fluminense que recorreram à Justiça Eleitoral para deixar o partido comandado por Luciano Bivar (União-PE).

Está completamente descartada, segundo fontes da direção do Republicanos revelaram a Marcelo Ribeiro e Raphael Di Cunto, do jornal Valor, a adesão da legenda presidida por Marcos Pereira (Republicanos-SP) à base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na segunda-feira, Waguinho se desfiliou do União e se filiou ao Republicanos, onde será dirigente no Rio de Janeiro.

Paralelamente, quase todos os deputados federais da bancada fluminense do União recorreram à Justiça Eleitoral e solicitaram a desfiliação da sigla por justa causa. Um dos nomes que integra a possível debandada é a ministra do Turismo, além dos deputados Dani Cunha, Chiquinho Brazão, Juninho do Pneu, Marcos Soares, Ricardo Abrão.

Nos bastidores, Pereira já sinalizou que, assim como recebeu Waguinho entre seus quadros, também aceitaria a entrada da ministra e dos parlamentares caso eles mantenham os planos de deixar o União.

Interlocutores do dirigente do Republicanos pontuam que está fora de questão, mesmo que Daniela se filie à sigla e permaneça no primeiro escalão do governo, uma eventual entrada do partido na base aliada da gestão petista.

Em caráter reservado, uma liderança do Republicanos destaca que o próprio União, que, além da pasta de Turismo, está à frente dos ministérios das Comunicações (Juscelino Filho) e da Integração e Desenvolvimento Regional (Waldez Góes), sempre sinalizou que teria postura independente em relação ao Palácio do Planalto.

“Se eles [do União] com três ministérios, ficaram independentes, não seremos nós que vamos aderir a base caso filiemos uma ministra que permaneça no cargo. Vamos manter independência, com parlamentares mais próximos do governo e outros totalmente contrários”, explicou uma fonte da direção do Republicanos.

Veja também

Brasília pode perder título de Patrimônio da Humanidade; entenda

Após a aprovação do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) pela Câmara …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!