segunda-feira 23 de setembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / JUSTIÇA / Representantes de outros Tribunais visitam o laboratório de inovação do TJ-BA
segunda-feira 23 de setembro de 2024 às 19:32h

Representantes de outros Tribunais visitam o laboratório de inovação do TJ-BA

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Futurista, multifuncional e fora do convencional. Essas foram algumas das palavras usadas para caracterizar o laboratório de inovação do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) – AxéLab – pelos representantes de outras instituições que conheceram o local, na última sexta-feira (20).

AxéLab: representantes de outros Tribunais visitam o laboratório de inovação do TJBA 
Foto: Divulgação

O ambiente colorido e funcional despertou brilho nos olhos dos visitantes, todos laboratoristas dos seguintes Tribunais baianos: Eleitoral (TRE), do Trabalho (TRT) e Justiça Federal (TRF-1ª região). O AxéLab dispõe de um canto alemão com acústica e iluminação adequadas para as atividades, além de televisão para projeções das informações e das discussões em grupo. A tonalidade colorida é destaque no local.

A Presidente do TJ-BA, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, recebeu os convidados e compartilhou: “Estamos caminhando para um termo de cooperação que deve ser assinado entre todos os Tribunais baianos, para que possamos trabalhar juntos”.

Houve uma reunião para discussão entre os participantes, com o intuito de estudarem meios de oficializar o mencionado termo. “O objetivo é acelerar a troca de experiências e a colaboração. A ideia é que possamos desenvolver soluções em conjunto, porque as dores e os problemas são, muitas vezes, comuns”, explicou o Secretário de Tecnologia do TJ-BA, Ricardo Neri. Segundo ele, a colaboração é um lema na rede de inovação da justiça brasileira, “inclusive é uma diretriz do Conselho Nacional de Justiça”, acrescentou.

Entre os participantes do TJ-BA, estavam: o Assessor Especial da Presidência I – Magistrados, Juiz Gustavo Teles; o Secretário-Geral da Presidência, Pedro Vieira da Silva Filho; o Diretor de Governança da Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (Setim), Nestor Passos; o Coordenador de Governança TIC, Fábio Martins; e a Diretora de Primeiro Grau, Thaís Felippi.

Palestra

“Como operacionalizar um laboratório de inovação impactante” foi o tema da explanação ministrada por Walter Lima, Diretor de Negócios do Gartner, que foi ouvido de forma atenta pelos participantes.

AxéLab: representantes de outros Tribunais visitam o laboratório de inovação do TJBA 
Foto: Divulgação

Quais são as práticas e as metodologias utilizadas para criar um laboratório de inovação eficiente foi um dos pontos abordados na palestra. Envolvimento das áreas finalísticas, mudança na cultura, com a intenção de promover a inovação e o exercício diário de tornar o local um ambiente disruptivo são, segundo Walter, os principais pontos para tornar o laboratório eficaz.

Veja também

Professores da Universidade do Estado da Bahia aprovam greve por tempo indeterminado

Os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) aprovaram greve por tempo indeterminado após …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!