Em visita à Universidade de São Paulo (USP) neste último sábado (23), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou de acordo com Lucas Ferraz, do jornal Valor, que a tramitação da reforma tributária no Senado está “dentro do cronograma” e que espera a sua aprovação até o final do próximo mês. A previsão do ministro, conforme disse, é terminar o ano com a reforma aprovada pelos parlamentares e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Está na agenda no Senado a votação da reforma em outubro, que era o que estava previsto desde o início do ano. Aprovar até julho na Câmara, como aconteceu. Estamos absolutamente dentro do cronograma. O que precisamos é aprovar as medidas fiscais, creditícias e ambientais para o país andar. As fiscais, metade já foi aprovada, as creditícias estão avançando”, afirmou.
O ministro também ressaltou a importância de se aprovar o Marco das Garantias, projeto de lei que tem como meta principal desburocratizar a concessão de crédito e reduzir o risco dos credores. O texto foi aprovado no Senado e voltou para a Câmara dos Deputados, que precisa dar a palavra final.
Haddad visitou a USP para conhecer o Centro de Pesquisa em Engenharia (Research Centre for Gas Innovation-RCGI), uma unidade da Escola Politécnica que, segundo ele, promove “o projeto mais avançado da área de transformação ecológica do Brasil”.
Otimista com o chamado Plano de Transformação Ecológico, apresentado por ele nos EUA nesta semana, ele também se mostrou esperançoso com a aprovação de projetos relacionados à “agenda verde” que foram enviados para o Congresso, como o projeto da Lei de Crédito de Carbono, que está no Senado.
“No primeiro semestre, tomamos uma série de providências para endereçar a questão fiscal, que foi muito conturbada na transição. A viagem aos EUA deu visibilidade muito grande ao trabalho feito até aqui”, finalizou o ministro, que visitou a Escola Politécnica acompanhado da filha, Ana Carolina, que é aluna da instituição.